Militares brasileiros acusados de estupros no Haiti
Ordem de prisão contra Evo Morales ▪ As desilusões de Guaidó ▪ Rinhas de galo em Porto Rico ▪ País a país, um resumo das notícias do continente, no Giro Latino #11
Um estudo cujos resultados foram divulgados nesta semana lançou uma denúncia gravíssima contra as forças de paz das Nações Unidas que permaneceram no Haiti entre 2004 e 2017, sob a liderança de militares brasileiros: uma sucessão de abusos sexuais cometidos contra mulheres locais e até mesmo meninas, em troca de dinheiro ou comida. Sabine Lee e Susan Bartels, pesquisadoras das Universidades de Birmingham (Inglaterra) e Queen’s (Canadá) coordenaram uma investigação que ouviu mais de 2,5 mil pessoas da ilha, detalhando pelo menos 265 relatos sobre bebês nascidos desses abusos, cometidos principalmente por uruguaios (28,3% das crianças localizadas) e brasileiros (21,9%). À Reuters, a ONU informou que trata do assunto internamente e oferece assistência a 32 crianças cujo nascimento já foi reconhecido como resultado de exploração e abuso sexual. A entidade, porém, não tem poder para acusar criminalmente os militares envolvidos em suas missões, deixando os casos em um vazio legal e estabelecendo um perigoso precedente para missões futuras. Leia mais em The Conversation e O Globo.
O GIRO LATINO chega para a sua 11ª edição trazendo outras notícias do continente (e do Haiti), com destaque para temas relacionados ao Dia Internacional do Migrante, celebrado na última quarta-feira (18), além de uma dica de podcast para acompanhar o continente.
Esta será, também, a última edição de 2019: faremos uma pausa para recarregar as baterias na virada de ano e retornamos com mais a partir de 11 de janeiro. Os editores do GIRO LATINO agradecem a companhia de quem tem acreditado neste projeto e desejam felices fiestas. Nos vemos em 2020.
Un sonido:
Também no YouTube.
ARGENTINA 🇦🇷
Empossado há pouco, o ministro da Economia, Martín Guzmán, revelou o tão esperado pacote de medidas para conter a severa crise que afeta o país, principalmente após 2019 se desenhar como o pior ano da Era Macri. O combo de urgências inclui taxações sobre a compra de moedas estrangeiras, o congelamento de tarifas pagas por servidores públicos, a suspensão dos reajustes da aposentadoria por 180 dias, entre outros itens. O texto foi chamado de “lei de solidariedade e reativação produtiva no marco da emergência pública”. No Clarín.
Após a ordem de prisão contra Evo Morales, o Ministério do Interior argentino já trabalha para formalizar o status de refugiado ao boliviano, o que impediria uma futura ordem de extradição. O status chegou a ser confirmado equivocadamente na semana passada, mas, na quinta-feira (18), a Comissão Nacional para Refugiados esclareceu que o processo segue em trâmite e leva cerca de 20 dias para ser concluído. Via EFE.
O padre argentino Eduardo Lorenzo se suicidou na segunda-feira (16), dias antes de ser preso por corrupção de menores e abuso sexual. Os crimes teriam sido cometidos entre 1990 e 2001. Os supostos abusos, que não serão julgados, foram cometidos quando Lorenzo trabalhou em duas igrejas próximas de La Plata, onde vivia. Em El País.
Morreu aos 72 anos o ex-dirigente da União Cívica Radical Leandro Despouy, conhecido pela longa luta contra a corrupção e a favor dos direitos humanos. Além do cargo na Auditoria Geral da Nação, presidiu a comissão de direitos humanos da ONU em 1987. Em La Nación.
BOLÍVIA 🇧🇴
Após acordo entre membros do MAS, partido de Evo, e da agora situação, formada por membros do governo de transição encabeçado por Jeanine Áñez, foi definido o novo corpo do Tribunal Supremo Eleitoral, em sessão realizada no Senado. Durante as votações que levaram à crise política, que terminou com a queda de Evo Morales, o órgão eleitoral foi desfeito. Para a convocação de novas eleições em 2020, foi feito um pacto pela renovação completa do TSE. O tribunal conta com seis titulares e seis suplentes. No Infobae.
Enquanto o próprio Evo convive com a ordem de prisão emitida contra si, que fez a Argentina oferecer-lhe refúgio, o MAS ainda acredita na possibilidade de vencer as novas eleições e já trabalha com possíveis candidatos para o futuro pleito. Uma lista de cinco quadros do partido vem sendo discutida antes de uma seleção formal ser realizada, e Evo já indicou seus favoritos: Luis Arce Catacora, de 56 anos, seu ex-ministro de Economia, e Andrónico Rodríguez Ledesma, de 30, um dos mais proeminentes líderes sindicais cocaleiros da atualidade, que ganhou destaque na resistência à derrubada de Evo. Apesar da juventude (tem a idade mínima para poder concorrer a presidência), Rodríguez apareceu na frente nas primeiras pesquisas internas realizadas pelo MAS. Na Al Jazeera.
CHILE 🇨🇱
As duas casas legislativas aprovaram, ao longo da semana, a lei que regulamenta o plebiscito de reforma constitucional marcado para 26 de abril de 2020. Sem modificações em relação ao que se anunciava há várias semanas, os chilenos deverão responder a duas questões: se querem ou não uma reforma e, em caso positivo, se desejam que ela seja conduzida por uma constituinte eleita inteiramente para este fim ou por um órgão formado por 50% de membros eleitos para escrever a Constituição e a outra metade composta pelos atuais parlamentares. Medidas que previam paridade de gênero, participação indígena e de independentes, cogitadas nos últimos dias, não foram incluídas. N’O Globo.
Os protestos seguem e, na sexta (20), novas cenas de violência contra manifestantes correram mundo: durante uma marcha na Praça Baquedano, em Santiago, blindados da polícia militar foram filmados atropelando e esmagando um jovem. A oposição culpa o intendente da Região Metropolitana, Felipe Guevara, por aumentar o contingente e responder “sem provocação”. Segundo o Instituto Nacional de Direitos Humanos (INDH) do Chile, o manifestante atropelado sofreu uma fratura de pélvis e, até a noite de sexta, encontrava-se hospitalizado em condição estável. Em La Tercera.
Un nombre:
Ushuaia – a cidade argentina que disputa o título de “mais austral do mundo” com a chilena Puerto Williams deve seu nome à língua yagan, do povo indígena de mesmo nome originário da Terra do Fogo. A palavra é uma junção de ush (ao fundo) e waia (baía) e significa “baía profunda” ou “baía ao fundo” e já foi grafada, em espanhol, como Oshovia.
COLÔMBIA 🇨🇴
Apesar das manifestações que tomaram conta do país e já deixaram quatro mortos, o Congresso aprovou na madrugada bogotana de sexta (20) uma polêmica reforma tributária que, entre outras medidas, reduz os impostos pagos por empresas. Opositores afirmam que as novas regras pesarão sobre a classe média, embora o presidente Iván Duque, que agora deve sancionar a reforma, garanta que “esta não é uma lei que favorece os ricos”. Em El Tiempo, as principais mudanças.
A prefeita eleita de Bogotá, Claudia López, ganhou as redes sociais após postar fotos do seu casamento com a senadora da oposição Angélica Lozano. Além de fazer história como a primeira mulher eleita para a principal prefeitura do país, López também traz grande expectativa para movimentos LGBTQ+. A política de centro-esquerda assume em 1º de janeiro. Em El Nacional.
Investigadores forenses começaram a exumar corpos de vítimas de execuções extrajudiciais ocorridas durante a presidência de Álvaro Uribe (2002-2010). Na época, o governo oferecia bônus financeiro e outros benefícios aos soldados que matassem guerrilheiros, levando ao escândalo conhecido como “falsos positivos”, quando o Exército passou a matar civis e identificá-los falsamente como mortos em combate. Encontrada no último sábado (14), a fossa comum do Cemitério Católico de Las Mercedes, na cidade de Dabeiba, já teve sete corpos exumados e aguardando identificação. Mais de 50 pessoas teriam sido enterradas no local. Segundo a Jurisdição Especial para a Paz (JEP), tribunal nascido dos acordos de paz entre o Estado e as FARC, pode haver até 200 mil corpos de desaparecidos aguardando identificação no país. Na BBC.
COSTA RICA 🇨🇷
O presidente Carlos Alvarado solicitou mais ajuda internacional para atender os imigrantes vindos da Nicarágua, que têm buscado refúgio no país em números crescentes após o agravamento da repressão do regime de Daniel Ortega em 2018. Vários ex-presidentes se juntaram à petição de Alvarado, como Laura Chinchilla, que afirmou que a Costa Rica tem a maior proporção de imigrantes do continente, atrás apenas dos EUA. Na Revista MN.
CUBA 🇨🇺
O cargo de primeiro-ministro voltará a existir na ilha depois de 43 anos. Em 1976, Fidel Castro extinguiu a posição de premiê e a Presidência da República, unificando o poder executivo sob o título de presidente do Conselho de Estado. Agora, pela nova Constituição adotada em abril, o modelo usado até aquela época volta a existir. O Parlamento vai deliberar neste sábado (21), após indicação do presidente Miguel Díaz-Canel. Uma vez confirmada a escolha, o novo chefe de governo terá mandato de cinco anos. Na teleSUR.
Novas sanções e restrições às viagens de estadunidenses na ilha afetaram o turismo em 2019. Após receber mais de 4,7 milhões de norte-americanos no ano passado, o governo cubano esperava superar a marca de 5 milhões, mas, em vez disso, viu uma redução em quase 700 mil visitantes vindos dos EUA nos últimos doze meses. Via AP.
EL SALVADOR 🇸🇻
Amigo dos EUA e popular nas redes, o jovem presidente Nayib Bukele, de 38 anos, foi destaque no tradicional programa norte-americano 60 Minutes do último domingo (15). Bukele diz que herdou uma economia “em frangalhos” e que ainda não tem condições de receber os imigrantes que seriam “desviados” para seu país como parte de um novo acordo com Washington para reduzir os pedidos de asilo nos EUA, mas que “pode construir” recintos para recebê-los. Na CBS News.
EQUADOR 🇪🇨
O futuro do sistema de pensões em xeque: o Instituto Equatoriano de Seguridade Social (IESS) divulgou, na sexta (20), o primeiro estudo em seis anos sobre sua sustentabilidade para as próximas décadas. De acordo com o IESS, se o governo mantiver seus aportes de 40% ao ano, haverá condições de manter o sistema atual até 2053. Caso esse subsídio seja derrubado, no entanto, a sustentabilidade é recortada em três décadas, e o dinheiro passa a escassear a partir de 2024. Os números do estudo reforçaram o argumento de que a manutenção dos aportes (suspensos em 2015 e retomados em 2019 após uma decisão judicial) é urgente para evitar o colapso das pensões no país. Em El Comercio.
GUATEMALA 🇬🇹
Uma investigação do Departamento de Segurança Interna dos EUA não encontrou sinais de “má conduta ou improbidade” por parte de agentes da Patrulha de Fronteira envolvidos na morte de duas crianças guatemaltecas ocorridas há um ano. Em incidentes separados, Jakelin Caal, de 7 anos, e Felipe Gómez, de 8, morreram sob custódia de agentes fronteiriços em um intervalo de 16 dias em dezembro de 2018, respectivamente, de falência hepática e complicações de uma gripe. Na época, acreditava-se que eles haviam sido os primeiros imigrantes menores de idade a morrerem sob vigilância das autoridades estadunidenses desde 2010, mas, alguns meses mais tarde, descobriu-se que uma criança salvadorenha havia morrido nas mesmas circunstâncias em setembro. No Buzzfeed News.
Os ecos da erupção do Vulcão de Fogo, o pior desastre natural do país nos tempos modernos, ainda são ouvidos. Em junho de 2018, o episódio deixou 202 mortos e 229 desaparecidos, segundo dados oficiais, além de centenas de desalojados. Na BBC.
Un clic:
HAITI 🇭🇹
Diante dos protestos que há meses buscam encerrar o seu governo, o presidente Jovenel Moïse defendeu uma nova Constituição, afirmando que as leis atuais dão ao presidente “poderes extremamente limitados” e tornam o país “ingovernável”. Para descrença de seus opositores, Moïse garante que a nova legislação só ampliaria os poderes de um futuro presidente, mas não os dele próprio. Via EFE.
A série sobre imigração da Folha conta a história Manier Sael, acolhido por um casal brasileiro. Como muitos, fugiu da fome e da insegurança, dois produtos da corrupção estrutural e do devastador terremoto, em 2010.
HONDURAS 🇭🇳
Parte da política agressiva de Trump, o acordo entre os EUA e Honduras, que prevê a retenção temporária de migrantes, viola os direitos humanos. Segundo dados do ACNUR, agência da ONU para os refugiados, entre 12 mil e 14 mil pessoas migraram nas caravanas de outubro de 2018 para os EUA. Mas, em um país com um dos maiores índices de violência e descaso público, o abrigo de pessoas em trânsito torna o problema maior. Em El País.
O governo declarou estado de emergência em seu sistema prisional na última terça (17), quatro dias após o diretor da principal cadeia de segurança máxima de Honduras, Pedro Ildefonso Armas, ser assassinado. Na prática, a medida significa que os diretores civis das prisões serão substituídos por autoridades militares pelos próximos seis meses, com poder de demitir guardas e administradores. O sistema está em colapso, com mortes encomendadas, fugas e represálias: em outubro, o traficante Nery López Sanabria – testemunha-chave nas acusações de narcotráfico contra o ex-deputado Antonio Hernández, irmão do presidente hondurenho Juan Orlando Hernández – foi morto enquanto conversava com o próprio Armas, assassinado em 13/12. E, no dia seguinte à morte de Armas, outros cinco detentos foram mortos dentro da prisão que ele dirigia. Via AP.
MÉXICO 🇲🇽
Mais um caso de violência contra a mulher. A reportagem conta a história de María Elena Ríos, saxofonista da região de Oaxaca que foi brutalmente queimada com ácido. O suposto agressor, que também teria ameaçado a família da vítima, é o empresário e ex-deputado do tradicional PRI, Juan Vera Carrizal. O motivo não foge à regra: Ríos teria se negado a entrar em um relacionamento com o político. Em El País.
Trem Maia: o principal projeto turístico do governo Andrés Manuel López Obrador foi submetido a votação popular e aprovado no último final de semana, em consulta que reuniu 84 municípios de cinco estados envolvidos na obra. O Trem Maia demandará um investimento de US$ 6,3 bilhões e percorrerá 1.460 quilômetros na península de Yucatán, conectando seis recintos considerados Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Embora o governo venda a ideia como fundamental para a infraestrutura de uma região que já recebe 17 milhões de turistas ao ano, o projeto é visto com reservas por poder colocar em risco a integridade dos sítios arqueológicos e o equilíbrio ambiental da região. A Unesco promete acompanhar as obras, cuja conclusão é prevista para 2024. Via EFE.
O início da jornada de López Obrador na política representou uma dupla ruptura. Além de ser o primeiro governante fora do eixo PRI-PAN, os partidos dominantes no país, é o primeiro líder oficialmente à esquerda do espectro. De um começo elogiado, quando chegou a assustadores 86% de aprovação, a um final de ano movimentado, com a maior descoberta de reserva petrolífera em 30 anos (como contamos no GIRO #10), o líder da sigla socialista Morena teve seus primeiros meses no poder resumidos em 12 pontos. Para entender os primeiros caminhos de AMLO, no Político MX.
NICARÁGUA 🇳🇮
O governo anunciou, no último sábado (14), a nacionalização parcial da Distribuidora Nicaraguense de Petróleos (DNP), segunda maior importadora de combustíveis do país e uma das principais redes distribuidoras. Vinculada à família do presidente Daniel Ortega e apontada como uma fonte de enriquecimento ilícito do clã acusado de corrupção e violações de direitos humanos, a DNP havia sido alvo de sanções dos EUA, e a nacionalização seria uma maneira de driblar o impacto imediato da punição para os bolsos dos Ortega. Na BBC.
O Parlamento Europeu aprovou, na quinta (19), uma resolução contra Daniel Ortega, recomendando o endurecimento de sanções contra os líderes do governo por violações de direitos humanos. Por 560 votos a 12, o texto exige que Ortega retome as negociações com a oposição para fortalecer os tribunais eleitorais do país e ameaça suspender a Nicarágua de futuros acordos de parceria e comércio com a União Europeia, embora não a exclua das negociações já em andamento. Em La Prensa.
PANAMÁ 🇵🇦
Ao menos 12 pessoas morreram e outras 13 ficaram feridas durante enfrentamentos na prisão de La Joyita, que fica na capital Cidade do Panamá, na última terça (17). O local é bastante criticado por entidades de direitos humanos, sobretudo pela superlotação. Na BBC.
O país viveu um dia nacional de luto nesta sexta (20), marcando o 30º aniversário da invasão estadunidense que derrubou o ditador Manuel Noriega em 1989. A “Operação Causa Justa”, como foi batizada pela propaganda norte-americana, deixou um rastro de mortos cujas estimativas variam de 500 a 4 mil pessoas, entre soldados e civis. Tema delicado no Panamá, a violenta derrubada de Noriega foi historicamente ignorada pelos governos que o sucederam, e o luto oficial é considerado um passo na reparação histórica por familiares das vítimas, que foram recebidos no início da semana pelo presidente Laurentino Cortizo. Via AP.
PARAGUAI 🇵🇾
A fronteira Brasil-Paraguai vai ganhar novas tecnologias contra o crime organizado. Um dos sistemas é o Centro Integrado de Operações de Fronteira, que vai reunir as polícias estaduais e federais, Forças Armadas, órgãos de inteligência e a Receita Federal. A iniciativa tem como base o modelo de integração que passou a funcionar depois dos atentados de 11 de setembro, em Nova Iorque. No G1.
Em seu retorno ao Paraguai após visitar Donald Trump no último final de semana, o presidente Mario Abdo Benítez garantiu que o FBI “está contribuindo há muito tempo” com as forças de segurança paraguaias para combater a lavagem de dinheiro e o crime organizado. A declaração buscou assegurar que a prometida colaboração com a polícia federal estadunidense não seria uma novidade para o país. Marito foi acusado de colocar a soberania paraguaia em risco com a parceria. No ABC Color.
Una expresión:
Cabeza de chorlito – “bobo”, “tolo”. Chorlito é um gênero de pássaro com reduzida massa encefálica. A tradução mais próxima da expressão seria “cabeça de bagre”.
PERU 🇵🇪
O ex-ditador Alberto Fujimori, hoje preso, pode perder as regalias que mantém na cadeia, informou o Instituto Nacional Penitenciário (INPE) na sexta (20). Fujimori recebeu incríveis 757 visitas desde julho, situação que se tornou mais escandalosa após ser revelado que, desde o cárcere, ele ajudava a coordenar a campanha de Crisóstomo Benique, então candidato ao Congresso, que posteriormente acabou excluído do pleito pela justiça eleitoral. Em El Comercio.
A polícia investiga a morte misteriosa de um casal que trabalhava junto em uma unidade do McDonald’s no distrito de Pueblo Libre, em Lima. Segundo as autoridades, suspeita-se que um acidente “devido a uma descarga elétrica” teria causado as mortes. Segundo os familiares, os jovens, de só 18 anos, não trabalhavam em condições adequadas. Na BBC.
PORTO RICO 🇵🇷
As rinhas de galo seguem mobilizando a política e a sociedade porto-riquenhas. Uma lei federal dos EUA, ao qual Porto Rico é formalmente associado, entrou em vigor na sexta (20) banindo a prática, definida pelos locais como uma “tradição de 400 anos”. Entretanto, a governadora de Porto Rico, Wanda Vázquez, assinou uma lei local horas antes de o banimento entrar em vigor, garantindo que as rinhas poderiam continuar. O impasse deve se estender pelos próximos meses: apesar da brutalidade, as brigas de galo são um “esporte” sancionado pelo Departamento de Esportes e Recreação da ilha, uma indústria que movimenta US$ 18 milhões ao ano e emprega 27 mil pessoas. Via AP.
REPÚBLICA DOMINICANA 🇩🇴
A República Dominicana é um dos cinco países do mundo que proíbe o aborto sob quaisquer circunstâncias. As mulheres, além de forçadas a ter o bebê a qualquer custo, são geralmente menores de idade. Em toda a América, 25% das meninas se casam antes dos 18 anos. Fotorreportagem mostra a realidade dessas mães, presas a um sistema atrasado. Em El País.
URUGUAI 🇺🇾
Uma onda de fake news à brasileira chegou ao processo eleitoral uruguaio, que teve os governistas de centro-esquerda contra um candidato liberal – que acabou vencendo. As mensagens, escritas em espanhol, vieram de celulares brasileiros. O caso agora está com a promotoria, que promete informações em breve. Na Folha de S. Paulo.
Em uma entrevista infeliz, o ex-presidente Pepe Mujica fez críticas ao movimento feminista, que classificou como “bastante inútil”. O político, de 85 anos, também usou um tom machista para dizer que “uma mulher é sempre uma mãe”. O deputado e secretário geral do Partido Socialista, Gonzalo Civila, disse que Mujica “tem tempo para envergonhar-se de atacar o Partido Socialista, o feminismo e novas agendas”, afirmando que divergem em muitos pontos em relação a gênero e direitos humanos. Em El País.
VENEZUELA 🇻🇪
Autoproclamado presidente interino da Venezuela em janeiro, Juan Guaidó chega ao fim de um ano em que começou prometendo salvar o país do que restava do chavismo e acabou mergulhado em uma sensação de impotência: Nicolás Maduro parece mais firmemente agarrado ao poder do que no início de 2019 e o movimento opositor encabeçado por Guaidó convive com críticas por sua ineficácia e pelas recentes denúncias de corrupção por parte de seus próprios integrantes. Agora, mesmo seus aliados internacionais mais fortes, como os EUA, passam a trabalhar com outras alternativas para derrubar Maduro. No Washington Post, um extenso relato sobre a desilusão de (e com) Guaidó.
Comercializados em dólar, produtos importados estão reaparecendo nas prateleiras da Venezuela, em mercados conhecidos como bodegones, criando um mercado paralelo que dribla até mesmo as sanções estadunidenses: comerciantes locais adquirem os produtos diretamente de serviços na Flórida mantidos por venezuelanos emigrados. Em novembro, Maduro havia assinalado uma inesperada mudança de posicionamento e indicava que o crescente uso do dólar no cotidiano pelos venezuelanos poderia ser positivo. Via Reuters.
Em um ano marcado por apagões, a Venezuela ficou mais de 80 mil vezes sem luz, afirma um relatório do Comitê para os Afetados por Apagões. No Panam Post.
🎧 Um podcast latino, o “Nesse Canto da América Latina”
Por Luan Herdi
Olá, leitores do GIRO! Eu sou Luan Herdi e, assim como alguns de vocês, acompanho a newsletter desde antes de ela ser uma newsletter. Trabalhos como o do Girão da América, do Impedimento e da Fronteira são necessários no Brasil, e me inspiraram para contribuir com a produção independente de conteúdo sobre a Nossa América. O “Nesse Canto da América Latina” é um programa de podcast que se propõe a pensar a região a partir do Brasil. Este aparente distanciamento cultural entre o nosso país e o resto do continente sempre me incomodou, assim como a dificuldade de nos entendermos enquanto latino-americanos. Por isso, trago no podcast diversos temas regionais como arte, cultura, sociedade, política, História e outras coisas mais. Tudo pensando na representatividade da cultura latina. O podcast inicia a jornada com uma série de três episódios que buscam entender o Brasil e o povo brasileiro no contexto latino-americano. Para tanto, contei com a participação da jornalista e professora panamenha Betty Herrera, dois participantes do podcast Pulso Latino e também do jornalista criador do GIRO, Lucas Berti. Aguardo vocês Nesse Canto da América Latina!
Ouça o pontapé inicial do trabalho do Luan no Spotify, SoundCloud ou YouTube.
⚽ A (pen)última final possível
Houve um tempo em que elas eram alcançáveis e chegaram a ser uma obsessão. Houve, inclusive, momentos em que o favoritismo esteve deste lado do mundo. Não mais. Neste domingo em que mais um Mundial de Clubes chega ao fim, desta vez (ufa!) com o representante sul-americano comparecendo à final (algo que deixou de ocorrer quatro vezes nos últimos dez anos), convém olhar para trás e para o abismo que foi se abrindo gradualmente entre a Europa e os demais – particularmente em relação à velha rival, a América do Sul, de quem o Velho Mundo hoje se alimenta com os melhores craques. Após o mexicano Monterrey quase cometer uma façanha, mas acabar derrotado pelo Liverpool nos últimos instantes (e perder, como sempre fazem os mexicanos nesse estágio), a tentativa de questionar o domínio europeu passará pelo Flamengo, campeão da Libertadores. Se já não podemos bradar que somos os melhores do mundo, mesmo quando vencemos, ainda é possível buscar a eternidade em 90 minutos. Mas, com um novo Mundial de Clubes de 24 integrantes e cada vez mais europeus na disputa a partir de 2021, pode ser a penúltima chance que teremos de formar um campeão com o sotaque desta parte do mundo. No Meia Encarnada, Douglas Ceconello escreve sobre o “Mundial de um só continente” que a disputa se tornou nos últimos 15 anos, com honrosas exceções brasileiras.
O Giro Latino é uma newsletter produzida por Girão da América, Impedimento e Fronteira.
Esse email foi encaminhado por um amigo? Assine!