Giro #63: União Europeia deixa de reconhecer Guaidó
Cuba extingue o peso conversível | Argentina: os impactos da legalização do aborto na vizinhança | México oferece asilo a fundador do WikiLeaks | Vídeo: por que 4 vizinhos já têm vacina e o Brasil não
Não será um ano fácil para Juan Guaidó. A eterna promessa da oposição venezuelana, que há dois anos se autoproclamou presidente interino do país após a contestada reeleição de Nicolás Maduro em 2018, ganha novos adendos a seu derretimento. A nova etapa da derrocada começou nas eleições do dia 6/12, quando os chavistas, beneficiados pelo boicote da oposição e pelo baixo comparecimento às urnas, retomaram o poder da Assembleia Nacional, órgão legislativo do país, que vinha sendo comandado pelos adversários do governo desde 2015. Foi justamente ao assumir a presidência da AN em 2019 que Guaidó se muniu de argumentos para se colocar na posição de liderança – segundo ele, o posto de “presidente encarregado” seria respaldado por um artigo da Constituição. Agora, porém, não há mais controle opositor em um dos três poderes.
Com isso, o apoio ao deputado se esvazia de todos os cantos: na primeira semana de 2021, a União Europeia deixou de reconhecer Guaidó como presidente do país, como vinha fazendo desde a alvissareira notícia para os que sonhavam com uma transição política. A decisão foi comunicada pelo alto representante de Política Externa da UE, Josep Borrell. Além de evitar menções de liderança ao agora reduzido a “membro destacado” da oposição, o bloco europeu “lamentou” o desfecho no pleito legislativo, o qual definiu como “não democrático”. Mas, se sobra a mesma indignação que se vê há anos contra o cenário político venezuelano, cada vez mais falta o respaldo do qual Guaidó precisa para seguir com alguma relevância no jogo de xadrez. Para dar sequência ao cambio nas estruturas, Guaidó precisa ocupar um cargo como vinha fazendo à frente da AN. Embora a UE siga considerando as eleições de dezembro ilegítimas, o bloco diz não haver mais base institucional que justifique um reconhecimento ao poder de Guaidó.
É o primeiro baque sofrido pelo autoproclamado interino desde o pleito. No entanto, suas pretensões não devem mudar, mesmo com a vitória chavista: ele prometeu que o parlamento antigo, com domínio da oposição, vai “continuar em funções, até que haja uma eleição válida”. Para isso, convocou 100 deputados em uma sessão online, designando cargos em uma Casa paralela, obviamente renegada pelo Executivo e pelo Parlamento de fato. A intenção da antiga maioria da AN é manter as atividades, repetindo a confusão que já se via desde o começo de 2020: em janeiro do último ano, Guaidó e seus apoiadores foram impedidos de entrar no Parlamento que comandavam, sob a justificativa de que Luis Parra, aliado de Maduro, havia tomado o lugar de Guaidó em uma eleição interna feita às pressas e considerada sem validade pela oposição. Ou seja: tanto o cargo de presidente do país como o de líder da AN vinha sendo reclamado por alguém. Já em 2021, durante a tal sessão paralela, houve denúncias de que o Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (ou Sebin), apontado como braço do governo Maduro para investigar opositores, teria cercado a casa de Guaidó, no que os opositores apontam como uma nova tentativa de pressionar os adversários. Os chavistas, por sua vez, dizem que seus adversários não aceitam os resultados das urnas.
O declínio político de Guaidó não é uma novidade. Embora ele ainda mantenha o reconhecimento dos mesmos países não-europeus que o endossavam antes, o apoio irrestrito ao deputado autoproclamado chefe de Estado foi se esvaindo, primeiro, com a saída do ex-assessor de Segurança da Casa Branca, John Bolton, em setembro de 2019. Sem seu principal aliado em Washington, Guaidó foi perdendo capacidade de mobilização, enfrentando problemas para convocar passeatas, que também passaram a não ser uma boa alternativa por conta da pandemia. Aos poucos, o próprio Grupo de Lima, comitê multilateral formado por vários países latinos para “debater” a crise na Venezuela, mas sem efeito prático, também perdeu força. Tudo só piorou para o parlamentar quando alguns de seus aliados foram apontados como pivôs de um escândalo de corrupção, além do próprio líder, que teve seu nome ligado à incursão marítima de mercenários dos EUA que teria planejado assassinar Maduro em Caracas em maio. Em resumo, o leque de razões pelas quais Guaidó vem deixando de ser uma opção viável à lista de grupos políticos avessos ao chavismo só aumenta. Fortalecida e controlando os três poderes, a situação também não dá indícios de que a disputa ficará mais branda.
Gosta do GIRO? Ele pode ser ainda melhor com o seu apoio.
Un sonido:
REGIÃO 🌎
A América Latina voltou a registrar, nos últimos sete dias, um recorde de novos casos em toda a pandemia após quase cinco meses. Foram 680 mil novos, superando os 607 mil que haviam sido incluídos na semana encerrada em 14/8. A triste marca é mais um reflexo da curva que vem em ascensão desde meados de novembro e de um represamento dos números em toda a região no fim de dezembro em função das festas de final de ano. Clique aqui para ler nosso levantamento completo da última semana.
Disponível na Netflix, a série Rompan Todo conta a história do rock na América Latina, passando pelos aspectos culturais e políticos que construíram o imaginário musical da região. Com entrevistas icônicas, o documentário é uma boa pedida, já que devemos seguir em casa. E não faltam opções para quem precisa procurar entretenimento caseiro: este episódio do Giro Latino Cast traz nove 9 séries sobre o continente que constam no catálogo da plataforma.
ARGENTINA 🇦🇷
A legalização da interrupção voluntária da gravidez no último dia 30/12 foi um passo sentido por toda a parte em um continente ainda muito conservador quando o tema é aborto (como contamos neste vídeo) e gerou respostas ao redor. No Paraguai, o Congresso local chegou a realizar um minuto de silêncio pelo que se passava no país vizinho. No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro – que, quando ainda era apenas um deputado de baixo escalão, já defendeu que aborto deveria ser uma “decisão do casal” – também aproveitou o momento para fazer proselitismo e garantir que, em seu país, uma lei do tipo não seria aprovada. E, de fato, a impossibilidade de realizar uma interrupção legal e segura da gravidez em solo brasileiro agora faz mulheres daqui cogitarem uma viagem à Argentina, como conta esta reportagem da AP.
Com os casos de covid-19 em aumento, o governo de Alberto Fernández publicou um novo decreto na sexta (8) com recomendações para restringir novamente a circulação no país, especialmente no período noturno. A expectativa inicial de que um toque de recolher seria imposto pelo governo central, porém, não se confirmou, com a responsabilidade pelo detalhamento das medidas sendo repassada às administrações das províncias. A Argentina começou a vacinar os grupos prioritários em 29/12, após receber suas primeiras 300 mil doses da Sputnik V, a vacina russa, mas ainda há um longo caminho pela frente até que a imunidade coletiva seja alcançada. No Página 12.
Morreu aos 82 anos Felisa Nilda Sotelo, integrante das Mães da Praça de Maio, organização civil de mulheres que até hoje militam contra os desaparecimentos sistemáticos que ocorreram durante a ditadura militar (1976-1983). Conhecida como “Lila”, a ativista co-fundou o Comitê para a Defesa da Saúde, Ética e Direitos Humanos (Codesedh) e foi ela mesma uma vítima da repressão dos anos de chumbo: em 1977, perdeu marido e filhos para a ditadura, sequestrados e nunca mais vistos após um período no centro clandestino de repressão do Club Atlético. Na teleSUR.
Un video:
BOLÍVIA 🇧🇴
As mudanças climáticas estão destruindo o glaciar de Tuni, a 60 km de La Paz, a uma velocidade ainda mais rápida do que a prevista pelos especialistas: se antes a expectativa era que o gelo desaparecesse por completo em 2025, o fim de Tuni agora é considerado “iminente”. O desastre ambiental deve agravar ainda mais a seca com que a região convive há anos, já que os rios alimentados pelo degelo da montanha são utilizados não apenas na agricultura da vizinhança, mas também em cerca de 20% do abastecimento de água da capital política boliviana. O colapso climático na parte do sul da América já foi tema de um dos vídeos do GIRO. Via Reuters.
Os 152 mais ricos da Bolívia agora terão que pagar um imposto especial anual. A taxação sobre grandes fortunas foi promulgada pelo presidente Luis Arce nos últimos dias de dezembro e cobra alíquotas que vão de 1,4% a 2,4% sobre o patrimônio de pessoas físicas que superem 30 milhões de bolivianos (R$ 23,5 milhões) em posses. No momento, apenas 152 pessoas no país de 11,6 milhões de habitantes se enquadram no requisito para começar a pagar. Via AFP.
O Comitê Nacional de Imunização aprovou o uso emergencial de duas vacinas: a russa Sputnik V e a chinesa Sinovac. O governo prevê começar a campanha ainda em janeiro, com a chegada dos lotes. Saiba mais sobre a situação da vacina na vizinhança no vídeo da semana. Na teleSUR.
CHILE 🇨🇱
Uma enfermeira que esteve entre os primeiros vacinados do país contra a covid-19 acabou contraindo a doença pouco após receber a primeira dose, levando a uma enxurrada de teorias conspiratórias e mentiras nas redes sociais depois que o caso foi confirmado, na segunda-feira (4). As autoridades sanitárias se apressaram a recordar que esses casos são possíveis: a vacina só atinge seu efeito máximo após a segunda dose, que ninguém ainda recebeu no país, já que ela só é administrada após 21 dias e a vacinação começou em 24/12. Além disso, mesmo as vacinas mais eficazes não atingem 100% de proteção – daí a necessidade de campanhas massivas para imunizar a maior parte da população, algo que todos ainda estão longe de alcançar. Em La Tercera.
Carlos Alarcón, o ex-policial identificado como o responsável pelo assassinato do líder comunitário mapuche Camilo Catrillanca em novembro de 2018, foi considerado culpado por homicídio pela Justiça chilena nesta quinta (7) e também pela tentativa de homicídio do adolescente que acompanhava Catrillanca. Outros seis ex-policiais envolvidos no caso também foram condenados por obstrução de justiça, disparar injustificadamente, entre outros crimes. Além deles, o advogado Cristián Inostroza, que havia indicado aos agentes que apresentassem uma versão falsa, também receberá punição. O tamanho das penas, no entanto, ainda não foi divulgado, com a publicação dos detalhes da sentença prevista para o dia 28. Na DW.
COLÔMBIA 🇨🇴
A capital Bogotá está em meio a um lockdown iniciado às 23:59 de quinta-feira (7) e que seguirá até a próxima terça (12). Depois, até o dia 17, permanecerá um toque de recolher que vai das 20 horas às 4 da manhã. Considerada curta e insuficiente por especialistas, a medida mais restritiva que abre o ano vem após um rápido aumento nos contágios na cidade, que a prefeita Claudia López atribui à possível chegada da cepa mais agressiva identificada no Reino Unido. Apenas profissionais de saúde, de segurança e de transporte de produtos de primeira necessidade estão autorizados a circular em locais públicos, além de pessoas que precisem sair para se abastecer, mediante autorização especial. Em El Tiempo.
As guerrilhas ainda ativas no país, incluindo as dissidências das FARC (grupo oficialmente pacificado em 2016), perderam mais de 5 mil combatentes ao longo de 2020, informou um alto oficial militar do país. Segundo ele, as “neutralizações”, eufemismo que contempla mortes em combate, capturas e deserções, foram resultado de ações das Forças Armadas que seguiram apesar da pandemia. Via Reuters.
COSTA RICA 🇨🇷
A nova ponte conectando o país com o Panamá através do rio Sixaola, na região mais oriental da Costa Rica, deve ser inaugurada na primeira semana de março. Autoridades responsáveis pelo projeto binacional informaram que a obra chegou nos últimos dias a 97% de conclusão. A ponte de 260 metros de extensão deve facilitar o transporte rodoviário e ferroviário de mercadorias entre os dois países centro-americanos e está orçada em US$ 25 milhões. Em La Estrella de Panamá.
CUBA 🇨🇺
Cuba viveu o chamado “Dia Zero” de sua economia nesta virada de ano, com aquela que vem sendo considerada por analistas a mais profunda reforma das últimas décadas no país: desde o dia 1º, o peso conversível (CUC), que operava em paridade com o dólar e era usado no comércio internacional, deixou de coexistir com a moeda cotidiana utilizada pela população. Agora, todas as operações monetárias no país acontecem no desvalorizado peso cubano (CUP), a uma taxa de 24 pesos por 1 dólar. O efeito imediato da medida foi um aumento geral dos preços e também dos salários. Promessa dos tempos de Raúl Castro à frente do governo (2008-2018), a reforma foi acelerada pela busca desesperada por dólares na ilha, que se acentuou no ano da pandemia. Em meio à incerteza dos primeiros dias da mudança, cubanos têm sido vistos às voltas com cálculos e há temor de que o incremento nos salários não seja suficiente para fazer frente ao aumento dos preços. Na BBC.
Un nombre:
Emiliano Zapata – em todo primeiro dia do ano, é o nome que pipoca por conta do aniversário da insurreição indígena e camponesa de Chiapas, no sul do México, quando o Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) se voltou contra o Estado em 1/1/1994. O nome de Zapata, porém, ganhou fama bem antes do zapatismo que o homenageia: trata-se de um dos líderes da Revolução Mexicana de 1910, que se rebelou contra a ditadura do general Porfirio Díaz (1876-1911). Também imortalizado como El Caudillo del Sur, Zapata deixou um legado para a luta revolucionária que se espalharia para além das fronteiras do México no século 20. Não à toa, seguiu sendo sinônimo de resistência muito após sua morte em 1919.
EL SALVADOR 🇸🇻
O ex-presidente Elías Antonio Saca, mais conhecido como Tony Saca (2004-2009), foi condenado ao lado da esposa Ana Ligia de Saca na terça-feira (5) por enriquecimento ilícito. O casal, que não conseguiu explicar seu milionário aumento de patrimônio enquanto Tony estava na Presidência, agora precisa devolver US$ 4,4 milhões aos cofres públicos. Saca foi preso em 2016, no início das investigações, e não está sozinho na lista de ex-presidentes salvadorenhos acusados de corrupção, mas por enquanto é o único a cumprir alguma pena: Francisco Flores (1999-2004) morreu em prisão domiciliar em 2016 enquanto aguardava julgamento e Mauricio Funes (2009-2014) fugiu do país e recebeu asilo na Nicarágua quando sua situação se complicou. Via AP.
Citando o crescente autoritarismo do presidente Nayib Bukele, os EUA anunciaram no final de dezembro um corte na ajuda militar oferecida à nação centro-americana. Os salvadorenhos, ao lado de Guatemala e Honduras, agora estão impedidos de acessar um programa do Departamento de Estado dos EUA que proporciona financiamento para compra de equipamentos de defesa. O ato, coordenado pela ala democrata da política norte-americana, é considerado mais simbólico do que prático: a ajuda financeira para combate ao narcotráfico, muito maior, permanece intacta. Via AP.
EQUADOR 🇪🇨
A decisão da justiça britânica de não extraditar o ciberativista Julian Assange aos EUA respingou na política equatoriana. Segundo o ex-presidente Rafael Correa (2007-2017), trata-se de uma “grande notícia”. E isso se explica: o caso envolvendo um dos fundadores do WikiLeaks foi um dos pontos que fez Correa romper com seu antigo aliado e hoje adversário Lenin Moreno, que preside o país. Quando presidente, também foi Correa quem bancou o asilo político de Assange; o jornalista permaneceu de 2012 a 2019 na embaixada equatoriana em Londres, até ser preso depois que Moreno retirou sua proteção. O destino do ativista pode ser o México (leia mais na seção do país). No Metro Ecuador.
O Tribunal Constitucional declarou inconstitucional o decreto de 21/12 expedido pelo presidente Lenín Moreno, que declarava “estado de exceção de trinta dias por calamidade pública”. Segundo a corte, apesar da gravidade da pandemia, o instrumento legal não pode ser usado de forma indiscriminada. No Infobae.
Uma reportagem conta a história do jornalista Augusto Itúrburu, vítima da covid-19 em Guayaquil, passando pelas dificuldades de se fazer notícia em um ano de pandemia. A última crônica dele foi sobre a própria morte. Na BBC.
GUATEMALA 🇬🇹
Pesquisadores descobriram algo inusitado: em uma floresta no interior do país, dentro da chamada Reserva da Biosfera Maia, uma onça-pintada matou uma jaguatirica, algo que foge à sua natureza. Segundo o estudo publicado na revista Biotropica, a ação do animal é um reflexo das mudanças climáticas. No Sputnik.
Apesar da crise pandêmica, as remessas de dinheiro vindas do exterior bateram recorde em 2020, com um aumento de 8% em relação ao ano anterior: foram cerca de 11,34 bilhões de dólares, valor equivalente a quase 15% do PIB do país centro-americano. No Infobae.
Una aparición:
A série “Presidentas”, a primeira lançada pelo Giro Latino Cast, foi recomendada pelo portal Nexo. Se você ainda não ouviu os dois primeiros episódios, clique aqui. O terceiro episódio vem aí em breve.
HAITI 🇭🇹
Detalhes do anteprojeto de mudança da Constituição, ainda não formalizado, foram divulgados na quarta-feira (6): as medidas preveem um regime presidencialista com poderes mais concentrados no Executivo do que hoje, criando o cargo de vice-presidente, a extinção do Senado (substituído por um parlamento unicameral com 100 assentos) e uma reorganização no Tribunal de Contas. Com o presidente Jovenel Moïse governando por decreto desde o início de 2020, a reforma constitucional vem avançando através de uma “comissão consultiva”. O texto prévio deve ser enviado a organizações civis, juristas e notáveis do país nas próximas semanas, antes da apresentação oficial no fim de fevereiro. Na Prensa Latina.
HONDURAS 🇭🇳
Com a produção de café em crise por conta da pandemia, Honduras enfrenta novos desafios para a safra que virá pela frente: com restrições de circulação e a destruição herdada dos furacões Eta e Iota, há dificuldade para trazer imigrantes de países como El Salvador, Guatemala e Nicarágua, que tradicionalmente complementam a mão de obra nos cafezais. Os produtores hondurenhos agora buscam 350 mil trabalhadores para não viver uma quebra da produção ainda maior. Honduras é um dos dez maiores produtores de café do mundo e, na América Latina, só fica atrás de Brasil e Colômbia. Via EFE.
MÉXICO 🇲🇽
O presidente López Obrador ofereceu asilo a Julian Assange, que não será extraditado aos EUA (onde é acusado de uma dezena de crimes de espionagem). Segundo AMLO, a decisão de acolher o fundador do WikiLeaks é baseada no “histórico” do país, que já recebeu uma dezena de personalidades históricas, como o revolucionário León Trotsky e a viúva de Salvador Allende, Hortensia Bussi. Suspeita-se, também, que a decisão tenha cunho pessoal: foi o WikiLeaks, criado por Assange, que revelou espionagem contra o próprio Obrador, em 2006. Em El País.
De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o cultivo de abacate no país pode ser o causador de pequenos terremotos na região de Michoacán, polo produtor da fruta. O motivo seria a quantidade de água extraída dos aquíferos para manter a produção, criando defasagens no subsolo. A Unesco dá conta que a quantidade de água utilizada para o cultivo na região equivale, diariamente, a 3,8 mil piscinas olímpicas. Na Exame.
López Obrador teve uma semana ativa: quando o Twitter baniu a conta de Donald Trump temporariamente, após o presidente estadunidense incitar uma insurreição golpista na capital de seu próprio país na quarta (6), AMLO não tardou a defender seu homólogo ao Norte, classificando a medida de “censura”. Mais tarde, a plataforma converteu o banimento em permanente. Outrora um crítico ferrenho de Trump, com direito a um livro escrito sobre o bilionário, López Obrador se aproximou do vizinho no meio do ano passado e, desde então, vem mantendo uma relação inesperadamente amistosa com o governo que agora está de saída da Casa Branca; foi, inclusive, o penúltimo líder latino a reconhecer a vitória de Biden, antes apenas de Bolsonaro. No Infobae.
Mais vacina: o país aprovou o uso emergencial do imunizante contra a covid-19 desenvolvido pela AstraZeneca em parceria com Oxford (a mesma que Jair Bolsonaro prometeu priorizar em 2020, mas que segue sem previsão de data para ser aplicada). Desde dezembro, o país já vem vacinando com doses da Pfizer, como contamos no vídeo da semana. O governo mexicano também anunciou que está em contato com Washington e ONGs para tentar garantir a vacinação de cidadãos do país que estejam nos EUA, já que os imigrantes sin papeles não costumam procurar os serviços de saúde devido ao alto preço e ao risco de identificação e deportação. Em El País.
NICARÁGUA 🇳🇮
Segundo membros da Unidad Nacional Azul y Blanco, principal grupo de oposição aos sandinistas, a polícia teria cercado a casa de várias figuras adversárias do governo e até cortado o fornecimento de água das residências. Alguns denunciaram que a ação teria a participação dos paramilitares ligados ao orteguismo, que também impediam a saída das casas. Entre os supostos alvos do cerco, estão ex-presos políticos, que garantem que se trata de uma “mensagem do regime” sobre como agirão em 2021, ano que terá eleições presidenciais no país. No Vanguardia.
Boa novidade no Zoológico Nacional de Manágua: nasceu um filhote de tigre branco, espécie rara e ameaçada de extinção. Segundo o diretor do local, é a primeira vez que se registra um nascimento da espécie no país. A pequenina “Nieve”, porém, foi rejeitada por sua mãe de 272 kg (que havia sido resgatada de um circo no interior) e terá atenção especial dos cuidadores. No Infobae.
PANAMÁ 🇵🇦
Cada dose da vacina da Pfizer custou cerca de US$ 12, revelaram números publicados no Diário Oficial. Embora o acordo com a farmacêutica preveja confidencialidade dos valores individuais, a estimativa se tornou simples após a revelação do custo total e das doses adquiridas: US$ 48 milhões por 4 milhões de doses. A média é condizente com o que a vizinha Costa Rica pagou pelo imunizante. O Panamá, que já autorizou o uso emergencial da vacina, espera receber as primeiras 40 mil doses entre 18 e 25/1. Em La Estrela de Panamá.
PARAGUAI 🇵🇾
Apesar das chuvas recentes, o Rio Paraguai segue bem abaixo da marca de 1 metro no porto de Assunção: na quinta (7), amanheceu marcando 0,58 m. O país sofreu com fortes secas ao longo de 2020, quando o rio bateu o recorde histórico de baixa e chegou a marcar metragem negativa durante a primavera. Depois das precipitações na reta final do ano que haviam reabastecido o leito, o Paraguai voltou a reduzir seu nível continuamente desde o Natal. No ABC Color.
Uma série documental sobre a herança musical paraguaia começa a ser emitida pelo canal Noticias PY neste domingo (10) e seguirá por mais três episódios nos próximos finais de semana de janeiro. Sembrando Guarania contou com apoio de fundos locais de incentivo à cultura e busca resgatar a história e os principais elementos da guarânia, gênero típico surgido no país nos anos 1920. Via Información Paraguaya.
PERU 🇵🇪
O país poderá ter um número recorde de candidatos nas eleições presidenciais previstas para o próximo 11/4: nada menos que 22 chapas haviam solicitado inscrição junto à Justiça Eleitoral, no prazo legal que vencia em dezembro. Para dar uma ideia do tamanho da lista: se confirmado, o número iguala o recorde das eleições brasileiras, que tiveram 22 candidatos em 1989. Agora, os partidos têm até a metade de fevereiro para confirmar sua participação, e sete já o fizeram. A enorme fila de possíveis candidatos inclui nomes bem conhecidos e às voltas com problemas legais, como o ex-presidente Ollanta Humala (2011-2016) e Keiko Fujimori, filha do ex-ditador Alberto Fujimori (1990-2000). Com o país em crise política e vazio de poder, as candidaturas explodiram: tinham sido apenas 10 em 2016, ano do último pleito presidencial. Via Andina.
Já sofrendo com as mais elevadas taxas de mortes proporcionais na América Latina em função da covid-19, o Peru ganha uma nova preocupação: na sexta (8), o Ministério da Saúde confirmou ter identificado o primeiro caso peruano de infecção pela nova cepa, mais contagiosa, localizada originalmente no Reino Unido. Em El Comercio.
PORTO RICO 🇵🇷
Pedro Pierluisi, 61, tomou posse como governador de Porto Rico no último sábado (2), o 12º eleito democraticamente para o cargo máximo no estado livre associado aos EUA. Em seu discurso de posse, o democrata e penepista prometeu acalmar os ânimos em um território assolado por furacões, problemas financeiros e escândalos que derrubaram outros que o precederam. “Queremos deixar a crise para trás”, disse. Pierluisi também reforçou a intenção de lutar para que Porto Rico se converta no 51º estado dos EUA, de acordo com o plebiscito realizado em novembro (contamos mais sobre isso neste episódio do Giro Latino Cast). Via AP.
De saída, o governo do presidente Donald Trump anunciou que destinará cerca de US$ 3,7 bilhões à ilha, que ainda sofre com as devastações causadas pelo furacão María em 2017. Desde os desastres, uma quantia de US$ 44 bilhões tem sido lentamente distribuída aos cofres de San Juan; a lentidão levou o antigo governador Ricardo Rosselló (2017-2019) a prometer “dar um soco na boca” de Trump. Via AP.
REPÚBLICA DOMINICANA 🇩🇴
Nos acréscimos de 2020, a Câmara aprovou o projeto que proíbe o casamento infantil no país, sob pena de prisão e multa. Até então, o vínculo matrimonial com meninas a partir de 15 anos era permitido. Com a mudança, os pares precisam ter ao menos 18 anos para consolidar a união. A permissão alimentava uma cultura de violência sexual, além de tirar meninas do ambiente escolar. O presidente Luis Abinader, que deve sancionar a lei nos próximos dias, chamou a situação prévia de “inaceitável”. Via EFE.
“Reformador e honesto” é como Abinader, que tomou posse em agosto, quer ser lembrado quando deixar o poder. Definindo-se como um “centrista” inclinado à “social-democracia” e embandeirando um discurso contra a corrupção endêmica no país, Abinader concedeu uma longa entrevista a El País no final de 2020, definindo suas metas para a República Dominicana e suas relações internacionais. “Nesta nova Guerra Fria, temos que ter uma relação estratégica com os EUA”, disse, ao ser perguntado sobre a crescente influência chinesa na região.
URUGUAI 🇺🇾
O governo do presidente Jair Bolsonaro cancelou uma viagem marcada ao Uruguai que estava prevista para o próximo dia 13/1. O motivo, segundo o Planalto, seria a pandemia. A decisão, porém, não é uma repentina preocupação por parte do presidente que é visto sempre sem máscara e incitando aglomerações, mas uma precaução do outro lado: os vizinhos platinos reforçaram o controle de suas fronteiras em dezembro, quando o país com as menores taxas de covid-19 na América do Sul passou a viver seu primeiro pico de casos. No Globo.
Diferentes entidades do futebol das Américas, incluindo o sindicato uruguaio de futebolistas profissionais e a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), uniram-se na defesa do atacante Edinson Cavani, estrela da Seleção Uruguaia, punido por um alegado caso de racismo pelas autoridades da Inglaterra, onde atua. Cavani usou o termo “negrito” nas redes sociais, o que motivou a suspensão uma posterior defesa acalorada de seus compatriotas, que dizem se tratar de uma expressão carinhosa no Uruguai e incompreendida pelos ingleses. Em uma das manifestações mais inflamadas, o pequeno clube Plaza Colonia não mediu palavras para se referir à decisão britânica: “Eles invadiram e usurparam terras que ainda possuem, perseguiram e executaram pessoas por pensarem diferente, escravizaram, proibiram direitos, foram campeões da intolerância religiosa. Hoje eles são juízes de moral, independentemente do contexto ou cultura”. Em meio às polêmicas, esta reportagem da agência EFE foi atrás de quem realmente tem algo a dizer sobre o caráter ofensivo (ou não) da expressão: os militantes afro-uruguaios.
VENEZUELA 🇻🇪
O Tribunal de Apelações de Cabo Verde, país-arquipélago a oeste da África, aceitou na segunda-feira (4) extraditar o empresário colombiano Alex Saab para os EUA. Saab é acusado pelo governo Trump de ser um testa de ferro de Nicolás Maduro, apontado como principal operador financeiro chavista, e havia sido detido em Cabo Verde pela Interpol, em junho de 2020. A decisão foi confirmada pela própria defesa de Saab, que agora promete recorrer à Corte Suprema cabo-verdiana. Em El País.
Gostou do nosso conteúdo? Com o seu apoio, podemos construir juntos um GIRO ainda melhor e mais completo. Faça parte!
Conheça quem faz o Giro Latino. Também estamos no Twitter, Instagram, YouTube e em Podcast.