Isolado, Bolsonaro só foi a duas posses de presidentes latinos
Brasileiro sinalizou que não irá ao Chile para posse de Gabriel Boric, em março, e deve rejeitar envio de representantes oficiais a Honduras, onde socialista Xiomara Castro recebe faixa no dia 27
Uma das promessas de Jair Bolsonaro quando eleito em 2018 era a de mudar a estratégia diplomática do Brasil, mirando uma melhora na imagem do país lá fora. Ele até mudou, mas para outra direção: desde a fase de transição, o líder de extrema direita ignorou a conhecida postura pragmática de Brasília, acumulando vexames, minando relações bilaterais e comprometendo até as pretensões do Mercosul – o bloco sul-americano que divide com Argentina, Paraguai e Uruguai – em suas tratativas comerciais com a União Europeia.
O protagonismo brasileiro na região latina também se esvaiu sob Bolsonaro. O mandatário brasileiro só compareceu às posses de dois homólogos regionais desde que tomou posse; nos dois casos, os nomes recebendo a faixa estão à direita no espectro político – Jair se deslocou até Montevidéu e Quito para celebrar, respectivamente, o início de mandato do neoliberal Luis Lacalle Pou, em março de 2020, e do também conservador Guillermo Lasso, em maio de 2021.
Por mais que Bolsonaro não tenha mostrado disposição de ver líderes à esquerda recebendo a faixa (como nos casos do argentino Alberto Fernández, com quem até já se desentendeu publicamente, do peruano Pedro Castillo, que abandonou a sala quando Jair falou na ONU, e até mesmo do chileno eleito Gabriel Boric, em cuja entrega de faixas, em março, o capitão reformado já prometeu que não estará), a questão não é apenas ideológica: nesse período, El Salvador, Guatemala e República Dominicana trocaram de presidente, mas não houve uma guinada à esquerda. E, mesmo assim, nem sinal do líder brasileiro nesses casos.
E não deve ser diferente em 2022, ano em que Bolsonaro vê crises socioeconômicas se empilharem e o ex-presidente Lula, seu adversário nas eleições de outubro, avançar nas pesquisas: nesse início de janeiro, o Brasil já virou as costas à socialista Xiomara Castro, que será empossada presidenta de Honduras no dia 27 deste mês. Especula-se que o governo sequer enviará um representante para a celebração, relegando a participação brasileira à presença do embaixador em Tegucigalpa. Nem todos os centro-americanos receberam um tratamento tão extremo, sem qualquer membro do gabinete de Brasília: em julho de 2019, por exemplo, o panamenho Nito Cortizo tomou posse sem a presença de Bolsonaro (como de hábito), mas o país enviou a ministra Damares Alves. No caso dos sul-americanos, em que a ausência aumenta o insulto em função da proximidade geográfica, Bolsonaro por vezes manda o vice, Hamilton Mourão, o que não o impede de ostentar alguns títulos embaraçosos: na posse do peruano Castillo, Mourão até foi, mas Bolsonaro ainda se distinguiu como o único presidente da vizinhança a não pisar em Lima.
A birra ideológica de Jair Bolsonaro (vista até na demora em reconhecer Joe Biden como vencedor das eleições estadunidenses) tampouco é vivenciada como uma via de mão-dupla: no primeiro dia de 2019, quando o brasileiro tomou posse em uma cerimônia esvaziada de presenças internacionais, o pragmático Evo Morales, então governante da Bolívia, esteve em Brasília – assim como o uruguaio Tabaré Vázquez. Onze meses mais tarde, quando o próprio Evo foi derrubado por um golpe de ultradireita, o Brasil estaria entre os primeiros países a reconhecer o governo de Jeanine Áñez. Já em novembro de 2020, na posse de Luis Arce, que substituiu Áñez e devolveu à esquerda ao poder em La Paz, Bolsonaro voltou a ficar em casa.
O nome de Lula também é parte do xadrez internacional que Bolsonaro se nega a jogar. Enquanto o ultradireitista ignora compromissos oficiais para os quais estaria naturalmente convidado, o líder petista aproveita a vacância para promover tours internacionais e já desenhar seu retorno ao debate geopolítico. Até aqui, Lula já esteve na Europa, na Argentina – onde foi recebido pelos aliados peronistas – e vai agora ao México, a convite de López Obrador, com quem deve estreitar relações. O ex-presidente também foi chamado para a posse de Xiomara, mas recusou o convite por não ter comparecido a posses durante a campanha.
Dificilmente Bolsonaro mudará sua postura durante um ano-chave para suas pretensões políticas, sobretudo pelos cenários que se desenham daqui em diante. Além do Brasil, os outros países que votam presidente em 2022 são Costa Rica, em fevereiro, e Colômbia, em maio. É possível que um nome mais à direita prevaleça em San José, mas é quase certo que o Brasil não dará atenção, como já fez com outros centro-americanos. Já no caso colombiano, pesquisas apontam para a possibilidade de triunfo de Gustavo Petro, que faria dele o primeiro líder de esquerda a assumir o país – motivo suficiente para Bolsonaro alegar agenda cheia.
Com você, vamos acompanhar ainda mais a América Latina em 2022. Participe de nossa campanha de financiamento coletivo e ajude o GIRO a crescer!
Un sonido:
DESTAQUES
🇦🇷 Onda de calor histórica traz apagões e besouros – Após recordes de temperaturas quentes e de ultrapassar os 40 graus em vários pontos do país, incluindo a capital Buenos Aires pela primeira vez em três décadas, o governo argentino passou os funcionários públicos novamente para o trabalho remoto em uma tentativa de economizar energia. No primeiro pico de consumo em busca do conforto do ar condicionado, cerca de 700 mil pessoas ficaram sem luz na região da capital, que registrou o segundo dia mais quente desde que há medições, batendo nos 41,1 °C às 16h05 de terça-feira (11) – somente em 29 de janeiro de 1957, quando os termômetros chegaram a 43,3 °C, os porteños tinham enfrentado um dia mais terrível. Na sexta, o vice-recorde bonaerense foi renovado, com a temperatura atingindo 41,5 °C e um novo apagão, desta vez menor que o anterior, atingindo 80 mil clientes. Entre os efeitos inesperados da histórica onda de calor, o país viu também uma invasão de besouros em Santa Isabel, na província de La Pampa, a 860 km de Buenos Aires, levando a localidade a desligar sua iluminação pública na tentativa de confundir e afastar os insetos.
🇻🇪 Oposição volta a vencer nas eleições repetidas – A oposição venezuelana ganhou novamente as eleições estaduais repetidas em Barinas. Sergio Garrido derrotou o ex-ministro das Relações Exteriores, Jorge Arreaza, que tentava manter o controle do reduto chavista. No fim de novembro, a Suprema Corte impugnou o candidato da oposição Freddy Superlano por uma sanção administrativa (saiba mais no GIRO #110), marcando uma nova eleição para o último domingo (9). No pleito original, Superlano já havia derrotado Argenis Chávez, governador incumbente e irmão do falecido Hugo Chávez, o que levou os bolivarianos a indicarem um peso-pesado como Arreaza para o novo pleito na tentativa de evitar outro fracasso. “O povo de Barinas aceitou o desafio democraticamente e hoje nosso estado serve de exemplo para toda a Venezuela”, declarou o vencedor Garrido. Via AP.
🇪🇨 Movimentos aguardam reforma na lei de aborto – Com lenços verdes e faixas, dezenas de mulheres realizaram uma manifestação em frente à sede do Legislativo do Equador para acompanhar o debate em apoio ao direito de abortar em casos de estupro. “Lutemos agora para não morrer amanhã”, dizia uma das faixas. No primeiro debate realizado no início da semana, a Comissão de Justiça da Assembleia Nacional estabeleceu um máximo de 28 semanas de gestação para que o aborto em caso de estupro seja realizado em maiores de 18 anos, enquanto menores e mulheres com deficiência não teriam qualquer limitação de tempo. Em abril de 2021, o Tribunal Constitucional do Equador descriminalizou o aborto em todos os casos de estupro, ao modificar a lei que só o autorizava se a agressão ocorresse contra uma pessoa com deficiência. A decisão incluiu a obrigação de aprovar uma lei para regulamentar as condições dessa interrupção da gravidez. No país, a mulher que interromper sua gestação fora dos limites permitidos pode ser punida com até dois anos de prisão. No Infobae.
🇵🇪 Regulamentado auxílio para órfãos da covid – Com a maior taxa proporcional de mortalidade pela covid do mundo, o Peru tem cerca de 98 mil menores órfãos de pai e mãe deixados pela pandemia. Para ajudar a subsidiar os menores, o país vem pagando uma quantia mensal às crianças. O auxílio, que começou a ser distribuído em abril de 2021, e foi anunciado ainda em 2020 pelo então presidente Martín Vizcarra, é entregue à pessoa que estiver cuidando do menor que sofreu a perda dos familiares. Com a aprovação de uma nova lei regulamentando o auxílio nesta semana, a expectativa é que o número de contemplados seja ampliado. O valor do benefício é de 200 soles (R$ 285) mensais e será pago até os 18 anos. Em El Peruano.
🇨🇺 Manifestantes são julgados por sedição – Ao menos 57 manifestantes estão a ponto de serem julgados em Cuba por sua participação nos protestos contra o governo, em 11 de julho de 2021, de acordo com entidades de direitos humanos que amparam os grupos de oposição – em um primeiro momento, havia inclusive a informação de que parte dos julgamentos ocorreria durante a semana. Desde julho, a Justicia 11J, coletivo de mulheres cubanas que rastreia os presos e suas famílias, contabilizou 1.334 prisões, 223 pessoas condenadas e outros 231 cidadãos à espera de julgamento. Cerca de 98 foram multados e nove absolvidos. Em Holguín, segundo a entidade, alguns dos detentos podem receber penas de até 30 anos de prisão se forem enquadrados no crime de sedição, a acusação mais grave. Via AP.
Un hilo:
MAIS NOTÍCIAS
REGIÃO 🌎
O conflito entre Rússia e Ucrânia, que mexe com a geopolítica global, pode ter impactos na América Latina. Sem “negar nem afirmar”, o governo em Moscou mencionou a possibilidade de enviar efetivos militares para Cuba e Venezuela caso as negociações com os EUA e os aliados destes na Otan não avancem, fazendo pairar uma ameaça silenciosa de conflito na região. Estrategicamente localizados e próximos de Vladimir Putin, os dois países caribenhos já foram alvo de manobras militares russas num passado recente, criando um clima de Guerra Fria – evocado até pelos próprios russos: segundo o vice-ministro Relações Exteriores Sergey Ryabkov, o impasse atual tem paralelos com a crise dos mísseis de 1962, quando, por 13 dias, a União Soviética usou a ilha comunista como base para fazer frente a uma possível incursão marítima estadunidense contra Fidel Castro. Na Folha.
BOLÍVIA 🇧🇴
Mais de dois anos depois da insurgência contra a Constituição boliviana, Jeanine Áñez e outros dois ex-ministros serão processados no julgamento oral no caso “Golpe II”. Segundo o governo do país, as ex-autoridades incorreram em uma autoproclamação ilegal da Presidência boliviana, já que o Senado e a Assembleia Legislativa estavam sem quórum correspondente para discutir a respeito das renúncias da linha sucessória ou da própria posse de Áñez. “Em termos simples, o que fez a ex-senadora foi autoproclamar-se nos meios de comunicação e por representantes diplomáticos, sem cumprir com as formalidades estabelecidas na Constituição e na lei”, acusa Eduardo Del Castillo, atual ministro de Governo. Na Red Uno.
Após bater recorde de casos diários de covid-19 outra vez, com mais de 11 mil novos positivos em 24 horas, a maioria na região de Santa Cruz, a mais afetada pela pandemia no país, vários funcionários do alto escalão do governo, incluindo diversos ministros o vice-presidente David Choquehuanca, anunciaram que testaram positivo para covid-19. A infecção de Choquehuanca ocorreu uma semana depois de ele ter recebido – tardiamente – sua primeira dose do imunizante, uma demora que rendeu várias críticas. O curto prazo desde a vacinação de Choquehuanca e o fato de ele ter apenas uma dose não garantem a proteção adequada diante da infecção. Via AP.
CHILE 🇨🇱
Mais de 100 lares de bolivianos foram afetados por um incêndio que ocorreu em um acampamento irregular no norte do país. O episódio foi registrado na segunda-feira (10) em Laguna Verde, um assentamento habitado por migrantes nos arredores de Iquique, cerca de 1,8 mil km ao norte da capital Santiago. Pelo menos 400 pessoas tiveram suas casas consumidas pelas chamas. O governo chileno anunciou que serão construídas habitações sociais para todas as pessoas que perderam suas casas e a Bolívia anunciou também que vai colaborar “na reposição da documentação de identidade de nossos compatriotas”, segundo o cônsul boliviano em Iquique, Eloy Poma. Em El País.
No apagar das luzes do governo Sebastián Piñera, que entrega a faixa em março, o Chile anunciou na quarta-feira (12) uma concessão milionária para que duas novas empresas iniciem a exploração de lítio em seu território. Com contratos em torno de US$ 60 milhões cada, as duas companhias obtiveram os direitos de extração por 20 anos, em uma licitação que gerou fortes críticas do presidente eleito Gabriel Boric, que havia pedido que o processo fosse interrompido e analisado detidamente. Pelos termos do acordo, cada empresa terá direito a uma cota de 80 mil toneladas, equivalente a 1,8% das reservas de lítio conhecidas do país, segundo o Ministério de Minas. Na sexta, porém, uma nova reviravolta rendeu vitória parcial à oposição a Piñera, com a Justiça determinando a suspensão do processo de licitação – graças a um recurso do governador regional do Atacama, Miguel Vargas, que alega que o processo desrespeita a Constituição e viola uma área turística. Via AFP.
Una palabra:
Polombia – embora faça referência ao nome próprio “Colômbia”, a corruptela foi introduzida pelo presidente Iván Duque e prontamente virou piada. “Essa Colômbia com P maiúscula”, vociferou o mandatário em uma palestra com prefeitos e governadores em novembro de 2019. O ato falho é apenas uma das diversas declarações e deslizes de Duque que viraram memes. Nos últimos dias, o presidente colombiano voltou a causar e disse que seu maior defeito era “ser perfeccionista”.
COLÔMBIA 🇨🇴
Julio César Santa Martínez, o cônsul honorário colombiano no Haiti, estaria recebendo ameaças por oferecer assistência aos 18 ex-militares de seu país que foram detidos em Porto Príncipe sob acusação de participar na trama que assassinou o presidente haitiano Jovenel Moïse, em julho de 2021. Detalhes das supostas ameaças não foram apresentados pela chanceler (e vice-presidenta) da Colômbia, Marta Lucía Ramírez, que fez as revelações na terça-feira (11). Os mercenários vindos do país sul-americano recebem visitas frequentes do cônsul honorário, principalmente com caráter humanitário, e ainda não dispõem de assistência jurídica para se defender das acusações em torno do magnicídio. Via AP.
De olho em estreitar relações bilaterais, o presidente Iván Duque recebeu seu homólogo peruano Pedro Castillo, no marco da renovação de um gabinete binacional que vai tratar de temas como imigração, segurança e comércio. “Alguns temas não são ideológicos”, afirmou Duque sobre o encontro com um mandatário que está no lado oposto do espectro político, mencionando a questão do crime transnacional (já que os dois países são fornecedores e corredores do narcotráfico na região). Segundo Castillo, o gabinete em questão é “o principal mecanismo de coordenação política” entre Lima e Bogotá. No Portafolio.
COSTA RICA 🇨🇷
Apesar de atravessar a quarta onda de casos de covid-19, e registrar um aumento de 332% nos contágios na primeira semana de janeiro, positivar para a doença não impedirá o voto nas eleições presidenciais do próximo dia 6/2. A Justiça eleitoral local emitiu resolução afirmando que “ter ordem de isolamento sanitário para covid-19 não é impedimento para exercer o direito”. Segundo as autoridades do país, os direitos políticos “só podem ser suspensos quando assim ordenado por um órgão jurisdicional, entidade reguladora que não dispõe de ordens sanitárias, que são atos administrativos”. No entanto, o tribunal reforçou que, contaminados ou não, todos deverão respeitar os protocolos sanitários exigidos nos locais de votação. Na DW.
EL SALVADOR 🇸🇻
Tratando o país como um aplicativo pessoal de investimentos, o presidente Nayib Bukele teria perdido uma boa quantia de dinheiro em sua polêmica e nada unânime aposta em bitcoins, criptomoeda registrada como oficial no país desde o último ano. Também, pudera: com valor unitário acima dos US$ 50 mil no câmbio atual, o ativo digital sofre uma das mais abruptas volatilidades do mundo financeiro – isso já sendo uma das moedas mais “estáveis” dentro da blockchain. Um relatório da Decrypt aponta que a aposta de Bukele teria causado uma perda de US$ 12 milhões aos cofres salvadorenhos. O valor, estimando que o Estado ainda detenha as bitcoins, pode ser recuperado caso a moeda volte a valorizar. No MoneyTimes.
Um trabalho realizado por um laboratório digital canadense identificou um novo episódio de um conhecido problema no país: jornalistas do portal investigativo El Faro, o principal de lá, e ativistas dos direitos humanos, foram alvos de espionagem e ataques hackers durante os últimos anos. Segundo a investigação, o sistema usado para vigiar os profissionais é o Pegasus, desenvolvido pela NSO Groups, de Israel. A empresa já recebeu sanções por praticar crime cibernético em outros países, inclusive na América Latina. A trama agora se volta a quem estaria por trás do ataque: tudo aponta para o presidente Nayib Bukele. Cada dia mais autoritário, o mandatário tem uma querela pessoal com o veículo, a quem direcionou uma verdadeira campanha de difamação, obrigado até alguns jornalistas a deixarem o país. Bukele nega ter contrato o serviço, mas as suspeitas seguem. O portal El Faro foi o primeiro a denunciar que Bukele teria feito acordo com as violentas gangues do país em um esforço para reduzir a criminalidade – acusação reforçada por sanções que os EUA impuseram a membros do alto escalão do governo salvadorenho em 2021. Via AP.
GUATEMALA 🇬🇹
A fim de impedir a entrada da peste suína africana (PSA) no país, as autoridades guatemaltecas anunciaram medidas para reforçar a vigilância nas suas fronteiras. De acordo com María Eugenia Paz, diretora de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Alimentação, a Guatemala tem epidemiologistas e especialistas preparados para qualquer alerta que seja registrado sobre essa doença em suínos. A PSA é uma doença viral grave e altamente contagiosa causada por um vírus que afeta apenas suínos, mas pode persistir por longos períodos destruindo as criações dos países infectados. No ano passado, a região voltou a se preocupar com o tema devido a um surto da peste na República Dominicana. No Hola News.
Dale un vistazo:
📚 Primavera num espelho partido – Diferentes vozes atravessando mais de uma geração, no Uruguai e no exílio, ajudam a contar as várias facetas da dor de Santiago – preso pela ditadura em seu país, que perdurou de 1973 a 1985 – e os impactos que sua ausência tem sobre os seres queridos ao seu redor, que se viram obrigados a partir para outro canto. Com interlúdios que trazem em primeira pessoa a experiência do próprio Mario Benedetti (1920-2009), ele mesmo um dos que precisaram deixar o Uruguai naqueles dias sombrios, a narrativa avança em busca da primavera da anistia mas, como o título indica de antemão, sempre vista por um espelho cujo canto permanecerá para sempre partido pelo trauma da violência e da distância.
📚
Primavera con una esquina rota
foi lançado em 1982 e tem edição brasileira pela
Alfaguara
.
HAITI 🇭🇹
Mesmo sem quórum mínimo para suas votações, o Senado haitiano voltou a funcionar após um ano na segunda-feira (10), em caráter meramente simbólico. A inatividade prática do órgão é ainda mais longa, já que a casa deixou de ter membros suficientes para aprovar leis em janeiro de 2020, o que na prática permitiu que o então presidente Jovenel Moïse passasse a governar por decreto. O vazio de poder começou após o país se ver impedido de realizar as eleições legislativas de outubro de 2019 devido à crise social, o que fez com que a maior parte dos mandatos chegasse ao fim sem renovação. Hoje, dos 30 assentos, apenas 10 têm um ocupante, e somente sete deles compareceram à sessão de reabertura do início da semana. Joseph Lambert, o presidente do Senado, fez um pronunciamento afirmando que 2022 deve ser “um ano de diálogo” e com eleições. Na época do assassinato de Moïse, o próprio Lambert chegou a se autoproclamar presidente em meio ao vazio sucessório, mas seu movimento foi amplamente ignorado, com a disputa ficando entre Claude Joseph e Ariel Henry, que disputavam o posto de premiê – no fim, Henry ficou com o poder nas mãos, que mantém até hoje. Via AP.
HONDURAS 🇭🇳
Se nem mesmo líderes progressistas têm reconhecido a vitória de Daniel Ortega na Nicarágua, é de se imaginar que um governo conservador adotaria tom ainda mais duro contra o sandinista, certo? Não para Juan Orlando Hernández. Ainda que tudo indicasse seu rechaço sistemático à tramoia orteguista, um inesperado acerto entre os dois presidentes quanto aos limites fronteiriços marítimos aproximou os dois lados antagônicos, o que levou JOH a Manágua para a cerimônia de posse que iniciou o quarto mandato do ex-guerrilheiro, na segunda-feira (10). Na oportunidade, os dois improváveis aliados aproveitaram para fazer críticas conjuntas a El Salvador, que, no caminho oposto do consenso do Triângulo Norte, não reconhece a decisão da Corte de Haia que determina o livre acesso ao Oceano Pacífico para os hondurenhos. No Heraldo.
MÉXICO 🇲🇽
O presidente López Obrador usou as redes sociais para informar que testou positivo para covid-19 pela segunda vez. O mandatário, que já se vacinou, havia contraído o vírus pela primeira vez em janeiro de 2021, e agora volta a se infectar com sintomas leves. O caso de AMLO, o primeiro presidente oficialmente reinfectado na América Latina, é bem parecido com o que tem sido a tônica na região: nem mesmo vacinados e os que já se infectaram têm escapado do coronavírus, sobretudo após o pico da variante ômicron – mas na maioria dos casos, sem grandes riscos de morte ou internação. Frasista e conhecido por minimizar a pandemia, López Obrador diz que está enfrentando a doença com paracetamol, Vaporub, mel e limão, e que “não são excessivas as carícias” em um momento desses. No Milenio.
“Narcoinfluenciadora”. É como Ivone Macedo Barrón, 32, ficou conhecida por compartilhar nas redes a sua vida enquanto companheira de El Chato, conhecido líder de um dos vários cartéis do país. Ela não está sozinha: conhecidas como Union Brides, namoradas e esposas dos chefões do tráfico compartilham suas vidas luxuosas nas redes sociais, muitas vezes causando polêmica pela ostentação. No caso de Barrón, não deu muito certo: ela acabou presa na última semana durante uma operação que desbaratava uma rede de distribuição de drogas em casas noturnas na capital mexicana. No UOL.
NICARÁGUA 🇳🇮
O clima diplomático esquentou durante a cerimônia que empossou Daniel Ortega como presidente pela quarta vez, e não só por culpa da Nicarágua: a presença do vice-presidente iraniano para assuntos econômicos, Mohsen Rezaei, gerou indignação por parte da Argentina. Rezaei é acusado de ter participado do atentado à Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA), que deixou 85 mortos em 1994. Antigo líder da Guarda Revolucionária paramilitar do Irã, a autoridade é dada como procurada pelo governo em Buenos Aires, inclusive sob um alerta vermelho emitido pela Interpol – a Argentina chegou a reclamar formalmente que Manágua nada fez para prender o suspeito. Teerã e Rezaei negam as acusações. Em La Nación.
PANAMÁ 🇵🇦
“Nos agradecem pelo sacrifício, mas não nos pagam pelo trabalho”. É essa a dura realidade enfrentada por trabalhadores da linha de frente da saúde no país. Durante os piores momentos da crise, além de inúmeras mortes, os profissionais foram submetidos a jornadas exaustivas e, para piorar, não receberam por isso. A situação calamitosa gerou protestos, greves gerais e algumas mudanças, mas os ecos por reformas mais profundas no sistema de saúde panamenho seguem. Na BBC.
Un nombre:
Suchitepéquez – nome de um dos 22 departamentos que formam a Guatemala, é derivado do náuatle Xochitepek, onde “xochi” significa “flor”; “tepe” se refere a uma montanha ou cerro; e o “k” equivale ao nosso “em”. A palavra toda seria algo como “No Cerro das Flores” ou “No Cerro Florido”.
PARAGUAI 🇵🇾
PCR negativo e certificado de vacinação completo são algumas das exigências para quem desejar entrar no Paraguai. O país modificou, no início da semana, seus requisitos de entrada no país com a inclusão do certificado, mas afrouxou as regras para os viajantes que vêm do Mercosul e países vizinhos, que agora não precisam mais apresentar testes de PCR ou de antígeno. Residentes em cidades fronteiriças, como a paranaense Foz do Iguaçu, por sua vez, não terão qualquer exigência para entrar no Paraguai. No ABC Color.
PERU 🇵🇪
O ano mal começou e o presidente Pedro Castillo já tem mais um escândalo envolvendo seu nome. Dessa vez, relacionado à nomeação de seu ex-adversário Daniel Salaverry a um cargo diretivo da Perúpetro, estatal peruana de hidrocarbonetos. Fujimorista até ontem, Salaverry foi visto mais de uma vez indo até o palácio do governo em Lima, o que gerou denúncias sobre um suposto favor político feito por Castillo para agradar uma ala da oposição. A nova crise se junta a uma investigação preliminar, aberta pela Procuradoria-Geral no dia 5, que acusa o presidente de conspiração e tráfico de influência em casos relacionados a contratos do governo para a realização de obras públicas. Salaverry, que foi nomeado oficialmente para o cargo no último final de semana, defendeu-se das acusações de negociata e diz que foi indicado por seu currículo: “tenho mais de 22 anos de experiência em gestão empresarial e pública”. Em El Comercio.
PORTO RICO 🇵🇷
Em tempos de alta nos casos de covid, voltam a pipocar bizarrices pandêmicas: um casal que ingressou em Porto Rico no último dia 2 e não forneceu provas de um teste negativo foi convocado para comparecer diante de um juiz e se explicar na terça-feira (11) – quando não apareceram, a polícia foi atrás e encontrou os dois trancados dentro de sua minivan, na cidade de Caguas, 35 km ao sul da capital San Juan. Um negociador precisou ser acionado até que eles concordassem em sair e encarar a Justiça; agora, podem ser multados e passar até seis meses trancados não no próprio veículo, mas na cadeia. Com os casos e óbitos em alta, a ilha endureceu as exigências relacionadas à vacina, com o governo local prometendo tornar a dose de reforço obrigatória para todos os trabalhadores do setor turístico, bem como estudantes de escolas públicas com 12 anos ou mais. Via AP.
REPÚBLICA DOMINICANA 🇩🇴
Atravessando a quinta onda de casos de covid-19 e um dia após registrar um novo recorde de infecções com mais de 6,6 mil novos casos de covid em 24 horas, as escolas públicas dominicanas retomaram durante a semana suas aulas presenciais. A decisão contraria a vontade da associação dos professores, que temem a propagação do vírus na sala de aula. No primeiro dia, a frequência foi de apenas 36% dos alunos, mas o Ministério da Educação considerou o número um “êxito” porque o índice de comparecimento no dia da volta às aulas seria sempre historicamente baixo, ficando entre 28% e 38%. Na CNN.
URUGUAI 🇺🇾
Conhecido como o Carnaval mais longo do mundo, a celebração uruguaia, que ocorre entre os meses de janeiro a março, não será cancelada – mesmo com os casos de covid-19 em alta em função da chegada da ômicron. Com uma série de adaptações por causa da pandemia, a festividade já tem data marcada para o início: a próxima quinta-feira (20). Com a aprovação da autoridade sanitária nacional, autorizou-se que as apresentações sejam realizadas com lotação reduzida para pessoas vacinadas. Via EFE.
“Bolha familiar” é a expressão da vez no Uruguai, após o Ministério da Saúde autorizar uma nova flexibilização que permite que uruguaios e estrangeiros residentes voltem ao país mesmo se estiverem infectados com covid-19 – até aqui, era necessário apresentar um exame negativo. O caminho, segundo o ministro Daniel Salinas, é que regressem em um veículo particular, sem utilizar transportes coletivos, e realizem a quarentena em suas próprias residências – a tal “bolha familiar” – ao retornar. Salinas definiu a medida como um ato “excepcional” de “solidariedade”. Em El Observador.
VENEZUELA 🇻🇪
A ONU anunciou durante a semana uma lista de 8 países que tiveram suspenso o direito a voto em sua Assembleia Geral por estarem devendo as contribuições anuais à entidade. Entre eles, está a Venezuela. Segundo o secretário geral da ONU, António Guterres, o estatuto da organização estabelece que o direito a voto dos Estados-membros pode ser suspenso quando o atraso supera o total que deveria ter sido pago nos dois anos anteriores. No Poder.
Gostou do nosso conteúdo? Com o seu apoio, podemos construir juntos um GIRO ainda melhor e mais completo. Faça parte!
Também estamos no Twitter, Instagram, YouTube, Podcast e Telegram.