Crise deixa Haiti sem Parlamento
Ex-juiz cubano denuncia Judiciário do país ▪ Espionagem clandestina na Colômbia ▪ Guatemala empossa novo presidente ▪ País a país, um resumo das notícias do continente, no Giro Latino #13
Mais um ditador? Essa é a pergunta que paira sobre os haitianos depois de mais um desdobramento de suas infinitas crises políticas. Na mesma semana em que o país recordava o décimo aniversário do catastrófico terremoto de 12 de janeiro 2010, que vitimou pelo menos 100 mil pessoas e deixou outras 34 mil vivendo em campos “temporários” até hoje, o Haiti viu o presidente Jovenel Moïse dar um novo passo para consolidar um poder absoluto. No cargo desde 2017, convivendo com acusações de corrupção e alvo de protestos que balançaram o país ao longo do ano passado pedindo sua renúncia, na última segunda-feira Moïse passou a governar por decreto, graças a uma repercussão das próprias manifestações: com a instabilidade que tomou conta do Haiti, as eleições parlamentares de outubro não ocorreram, os mandatos da maioria dos congressistas chegaram ao fim no início de 2020 e, na prática, só resta o presidente com poder real nas mãos.
O esquecido Haiti agora está diante de um presidente que parece disposto a usar a prerrogativa de governar sem um Parlamento, inclusive prometendo uma reforma constitucional conduzida solitariamente, mas mesmo a hipótese de uma guerra civil não pode ser descartada, dada a impopularidade de longa data de Moïse. Novos dias difíceis no horizonte de um país que jamais parece encontrar trégua.
Leia mais sobre o Haiti na seção dedicada a ele, ao lado das notícias de todo o continente, em mais uma edição do GIRO LATINO.
Un sonido:
Estrellita, de Julián Conrado.
Somente no YouTube.
ARGENTINA 🇦🇷
Novo “default” na dívida? Desta vez, não é do governo federal, mas provincial: o governador de Buenos Aires, o kirchnerista Axel Kicillof, anunciou não ter condições de pagar os US$ 275 milhões que seus cofres deveriam desembolsar com vencimento previsto para 26/1, e pediu que os credores aceitem um adiamento até maio. As dificuldades econômicas da província mais rica e populosa do país prometem ser um complicador a mais na renegociação de dívida que a Argentina tem pela frente com o FMI, situação que o presidente Alberto Fernández esperava resolver antes do fim de março. Em El País.
Após o governo dos EUA anunciar que dará preferência ao Brasil em uma futura indicação de entrada na OCDE, a Argentina adotou tom pragmático. Em vez de rechaçar a decisão do presidente Trump, o governo Fernández, por meio do chanceler Felipe Solá, chamou a decisão de “lógica”, uma vez que Jair Bolsonaro é “um trumpista de primeira”. Para Solá, um ingresso na organização traria mais problemas do que soluções ao país, diante da delicada situação econômica. Em La Nación.
A primeira viagem internacional de Alberto Fernández será a Jerusalém, contrariando uma tradição: nunca antes um líder recém-empossado começou seus compromissos internacionais no Oriente Médio. O peronista vai a Israel para uma celebração em memória às vítimas do Holocausto. No fio de Jorge Argüelo.
BOLÍVIA 🇧🇴
O Tribunal Constitucional aprovou a extensão do mandato interino de Jeanine Áñez até o início de maio. A opositora de Evo Morales ajuramentou como chefe de estado após a turbulência pós-eleitoral em La Paz, em um processo polêmico e sem a presença de parlamentares – o que levantou diversos questionamentos sobre sua autoproclamação. A expectativa da oposição, fragmentada pela situação de asilo vivida por Evo, é que novas eleições aconteçam nos próximos meses, quando serão escolhidas novas autoridades para um período que vai de 2020 a 2025. Em El Deber.
De Buenos Aires, onde articula a retomada do seu partido, o Movimento ao Socialismo (MAS), Evo foi visto falando a favor da criação de milícias armadas, diante da insurreição de seus opositores, hoje no poder. Após a repercussão negativa, o ex-presidente se retratou, dizendo que é convicto defensor da paz e da vida. Em El Deber.
O ex-chanceler de Evo Morales, David Choquehuanca, e o jovem líder cocalero Andrónico Rodríguez, vão formar a chapa que disputará a Presidência nas próximas eleições, previstas para o dia 3/5. A decisão foi tomada de forma unânime por membros do MAS, na última semana. Choquehuanca atuou no governo Evo desde 2006 e tem formação em história e antropologia gastronômica. No Razón.
CHILE 🇨🇱
Ainda como efeito da crise política de 2019, a gestão do presidente Piñera conta com só 6% aprovação, segundo o serviço de consultoria Encuesta CEP. É a pior avaliação de um presidente desde a redemocratização (período marcado pelo fim da ditadura Pinochet, que foi de 1973 a 1990). As violações cometidas por oficiais durante as jornadas do último ano inclusive remontam ao período de repressão, segundo entidades civis. Em La Tercera.
Revelados em novembro, os “Pacoleaks”, maior vazamento de documentos confidenciais das forças de segurança do Chile, seguem dando o que falar. Inicialmente analisados pelo que revelavam sobre a perseguição a movimentos sociais e estudantis, eles também trazem a realidade sombria da vida dos próprios policiais: altos índices de alcoolismo, consumo de drogas e suicídios, além de uma corporação opressiva que busca controlar todos os aspectos da vida de seus soldados. Em The Clinic.
Una expresión:
Ya nos cayó el chahuistle – expressão mexicana que indica que alguma coisa ruim aconteceu, ou que a pessoa foi pega fazendo algo que não deveria. O chahuistle, que vem do náhuatl chiahuiztle, é um fungo conhecido por devastar plantações na região, especialmente de milho.
COLÔMBIA 🇨🇴
Afastado do cargo em 27/12, o general Nicacio Martínez estava usando unidades e tecnologias militares para espionar clandestinamente políticos, juízes e jornalistas, revelou a revista Semana no último sábado (11). Então chefe do Exército, Martínez saiu do cargo sob o pretexto de que resolveria questões de cunho pessoal e familiar, mas, conforme a reportagem, na realidade acabou removido pelo presidente Iván Duque após a espionagem ser descoberta. As escutas ilegais também tinham como alvo oficiais das próprias Forças Armadas que vinham revelando escândalos de corrupção entre os militares do país. Em El País.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos manifestou preocupação com o número de ativistas mortos no país, sobretudo em áreas rurais, a despeito dos acordos de paz entre o governo e as FARC. A ONU calcula que pelo menos 107 ativistas em prol dos direitos humanos foram mortos, um número que pode chegar a 120, dependendo de investigações ainda em andamento. Também chama a atenção o aumento desse tipo de violência contra mulheres, com um crescimento de 50% no número de vítimas entre 2018 e 2019. Via AP.
A Uber começou a desativar seus serviços no país nesta semana, após o anúncio feito em 10/1 de que se retiraria definitivamente da Colômbia até o final de janeiro. A primeira cidade onde o aplicativo de transporte deixou de operar foi Barranquilla, na quarta (15). A saída da empresa ocorreu após uma sentença da Superintendência de Indústria e Comércio (SIC) decidir, em dezembro, que a Uber faz concorrência desleal e opera irregularmente, após reclamação de uma companhia local de táxis. Em comunicado, a Uber referiu-se à Colômbia como o “primeiro país do continente a fechar as portas a sua tecnologia”. Segundo cálculos da própria empresa, 88 mil motoristas estavam registrados no país. Em El País.
COSTA RICA 🇨🇷
Criadores de galos do país entraram com uma demanda frente à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) para tentar derrubar a Lei de Bem-Estar Animal, aprovada em 2017 e que, entre outras medidas, proibiu as rinhas no país. Os criadores afirmam que colocar os animais para lutar é um “direito cultural” que remonta aos tempos coloniais e, portanto, seria também “um direito humano”. A tentativa de manter as rinhas de galo é um tema surpreendentemente presente na América Central e no Caribe, e vem causando disputas políticas também em Porto Rico, como trouxemos no GIRO #11. Em La Nación.
CUBA 🇨🇺
Edel González Jiménez, ex-juiz de alto escalão em Cuba, divulgou uma série de documentos internos no início da semana, revelando o que considera um padrão de detenções ilegais no país. Segundo González, forças de segurança forjam crimes de opositores políticos e influenciam as decisões do judiciário, levando a um índice de 92% de condenação nos processos que chegam às cortes cubanas. O ex-juiz, que deixou Cuba em 2018 e hoje vive no Peru, deu uma conferência de imprensa sobre o vazamento em Madri, ao lado de Javier Larrondo, notório opositor do regime cubano e ativista ligado à ONG Prisoners Defenders. Edel González, no entanto, afirma não ser um dissidente e ainda acreditar nos projetos que o Partido Comunista tem para o país, mas diz sonhar com uma reforma no sistema judiciário de Cuba. No New York Times.
EL SALVADOR 🇸🇻
As autoridades do país solicitaram ajuda à Interpol para a captura e extradição do ex-presidente do Congresso salvadorenho, Sigfrido Reyes, acusado de comandar uma rede de corrupção suspeita de lavagem de pelo menos US$ 6 milhões. Reyes, que presidiu o Congresso entre 2011 e 2015, é considerado foragido desde que um mandado de prisão contra ele foi emitido na sexta passada (10) e seu paradeiro permanecia desconhecido até a manhã deste sábado, embora a polícia local acredite que tenha deixado o país rumo à Rússia. Outros suspeitos, incluindo a esposa de Reyes, foram detidos, mas durante a semana a Justiça decidiu que poderiam aguardar o processo em liberdade. Em El Blog.
EQUADOR 🇪🇨
O Ministério do Interior monitora a situação do vulcão La Cumbre, que está em uma etapa de erupção nos últimos dias, no arquipélago de Galápagos. O fenômeno aconteceu a 1.470 metros de altura, na Ilha Fernandina, um importante ponto de preservação do ecossistema regional, o que deixou especialistas e autoridades em alerta. O local, no entanto, não é habitado por seres humanos. A última erupção ocorreu em 2018. Via Reuters.
GUATEMALA 🇬🇹
O médico Alejandro Giammattei tomou posse oficialmente como 51º presidente do país na última terça (14), dando início a uma guinada ainda mais à direita. Próximo do governo de Israel e a favor da pena de morte, o conservador determinou rompimento “definitivo” com o governo de Nicolás Maduro e o fechamento da embaixada venezuelana no país. Na Prensa Libre.
Un hilo:
HAITI 🇭🇹
O presidente Jovenel Moïse anunciou, na segunda (13), que os mandatos da maior parte do antigo Parlamento (todos os deputados e dois terços do Senado) estão oficialmente expirados e, diante da ausência de novos eleitos em função do cancelamento do pleito em outubro, o poder agora se concentra todo nas mãos do Executivo – isto é, do próprio Moïse, que está em condições de governar sozinho, através de decretos. Embora o país viva um estado de quase anarquia em algumas regiões, opositores que já tentavam remover Moïse do cargo temem uma escalada ditatorial, pelo menos nas áreas ainda controladas pelo governo. O presidente abriu o período de poder absoluto com populismo: prometeu construir dez escolas com o dinheiro dos salários que deixarão de ser pagos a parlamentares. Mas também acenou com mudanças drásticas, como a ideia de reformar a Constituição por conta própria. Via Reuters.
HONDURAS 🇭🇳
Uma nova caravana de migrantes com cerca de 2 mil hondurenhos partiu da cidade nortenha de San Pedro Sula, com direção aos Estados Unidos. Um fenômeno parecido, em 2018, deu início a uma nova crise migratória na região, principalmente pelo endurecimento de medidas fronteiriças ordenadas pelo governo Trump. A segunda etapa da travessia é na Guatemala, considerada um “terceiro país seguro”, mas que ainda permite a entrada. Já o México – último destino antes das divisas estadunidenses – tem acordos com o Washington para conter o avanço das caravanas. Na Prensa.
MÉXICO 🇲🇽
Velha promessa de campanha do presidente Andrés Manuel López Obrador, a venda do avião presidencial adquirido em 2012 pelo penúltimo mandatário, Felipe Calderón (2006-2012), ganhou novo capítulo nesta semana. Após ficar em um hangar da Califórnia por um ano aguardando em vão uma venda, ele está de volta ao México. Agora, o governo lançou um folheto com imagens internas para atrair interessados na aeronave, estimada em US$ 150 milhões, e cogita até mesmo realizar uma rifa para sortear o Boeing 787 Dreamliner entre os cidadãos mexicanos. O cálculo de AMLO: se 6 milhões de bilhetes fossem comercializados a 500 pesos mexicanos cada (cerca de R$ 110), o valor desejado seria alcançado. Considerado excessivamente luxuoso até para os padrões presidenciais, o avião tornou-se um símbolo dos privilégios e da gastança da classe política no país. Em El Universal.
Culpada inesperada: a concessionária do metrô da Cidade do México revelou, nesta semana, que a corrosão causada pela urina é uma das principais razões a impedir o funcionamento das escadas rolantes nas estações. Em média, cerca de 5% das escadas ficam fora de operação diariamente, tornando-se uma reclamação comum de moradores e turistas. A rede metroviária da capital mexicana é a maior da América Latina, com 226 quilômetros de extensão, e recebe 1,6 bilhão de usuários por ano. O plano é substituir, nos próximos dois anos, 55 das 467 escadas rolantes existentes. Via AP.
Um homem foi internado e submetido a uma cirurgia após ingerir um estimulante sexual para cavalos, o que rendeu três longos dias de ereção. O caso aconteceu em Reynosa, estado de Veracruz. Para os médicos, o mexicano contou que se preparava para uma noite com uma mulher mais jovem. Em La República.
NICARÁGUA 🇳🇮
O governo Ortega anunciou Isaac Lenín Bravo Jaen, ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNEN), como novo embaixador do país no Irã. O diplomata é visto como um nome forte do regime dentro de espaços universitários, onde há uma desavença com movimentos estudantis de oposição. Segundo a reportagem, o cargo à frente da UNEN rendia a Bravo Jaen um salário acima dos padrões acadêmicos, o que levanta suspeitas. Na Prensa.
PANAMÁ 🇵🇦
Semana conturbada para o Ministério Público panamenho, com dois funcionários afastados de seus cargos por motivos diferentes. Na terça (14), um procurador da divisão de Homicídios foi suspenso após um vídeo em que aparecia utilizando cocaína viralizar nas redes sociais. Ele agora está processando os autores das imagens por extorsão. Na quarta (15), um membro do grupo especializado em delitos com drogas foi detido sob a acusação de passar informações sigilosas a grupos ligados ao tráfico. Em La Estrella de Panamá.
Na próxima segunda (20), começarão as exumações das vítimas da invasão estadunidense ao Panamá em 1989, que completou 30 anos no último 20/12. Uma comissão especial foi criada no ano passado para investigar as violações de direitos humanos cometidas no violento episódio, que pôs fim à ditadura de Manuel Noriega mas também deixou um rastro de até 4 mil mortes, muitas delas de civis. De início, as investigações reabriram apenas 31 processos, 15 dos quais serão contemplados pelas exumações da próxima semana. Em La Estrella de Panamá.
Un clic:
PARAGUAI 🇵🇾
Água contaminada, um problema que ganhou destaque no Rio de Janeiro nos últimos dias, também vem causando dores de cabeça às autoridades de saneamento de Villarrica, cidade de 75 mil habitantes na região centro-sul do Paraguai. Na quarta (15), um suposto funcionário da estação de tratamento da Empresa de Serviços Sanitários (Essap) divulgou um vídeo em que mostrava a falta de insumos para garantir a qualidade da água, recomendando que a população não a utilizasse para consumo. A responsável pela estação da Essap na cidade foi demitida na sexta (17). No ABC Color.
Há 38 anos, a tragédia das Sete Quedas provocou a morte de 32 turistas no parque localizado na cidade paranaense de Guaíra. Com a iminência da inauguração da Usina de Itaipu, que destruiria o monumento natural, visitantes começaram a se dirigir ao local em números recordes, para conhecê-lo antes do fim. A superlotação levou à queda de uma passarela sobre as águas, episódio que fez aniversário ontem (17). Embora as vítimas fossem majoritariamente brasileiras, a tragédia também entrou na memória paraguaia, por ocorrer na fronteira, com alguns dos corpos sendo encontrados centenas de quilômetros rio abaixo. Um dos falecidos, um menino de 7 anos, foi a única vítima paraguaia dos “Saltos del Guairá”, como as Sete Quedas eram conhecidas no país vizinho. O local foi inteiramente inundado nove meses depois, em outubro de 1982, com o fechamento das comportas de Itaiupu e a formação da represa da hidrelétrica. No ABC Color, a lembrança paraguaia da tragédia.
PERU 🇵🇪
O Tribunal Constitucional (TC) do Peru decidiu, na quarta (15), que a dissolução do Congresso por parte do presidente Martín Vizcarra, no último 30/9, foi legal. Opositores do governo haviam entrado com uma demanda questionando a medida e tentando barrar as eleições parlamentares extraordinárias, que ocorrerão na próxima semana, em 26/1. A votação do TC foi parelha, por 4 votos a 3, e o relator do processo garantiu que a decisão “não é um cheque em branco para o governo”. Em El Comercio.
PORTO RICO 🇵🇷
Com a ilha ainda vivendo a repercussão da série de terremotos que a sacode há três semanas, o ano eleitoral dos EUA começa a se refletir também por lá. Na terça (14), o governador de Nova York, Andrew Cuomo, visitou Porto Rico e aproveitou a oportunidade para criticar o que considerou uma nova resposta inadequada do governo Trump a uma catástrofe ocorrida ali, após as controvérsias envolvendo o Furacão Maria em 2017. Ao mesmo tempo, especialistas afirmam que os serviços de emergência porto-riquenhos estão despreparados para seguir os protocolos de segurança exigidos em terremotos da magnitude vivida no início de 2020.
Como se não bastassem os sismos, os porto-riquenhos levaram um grande susto na sexta (17), quando um meteoro foi avistado nos céus da ilha e reportado às autoridades por vários moradores. Embora meteoros e meteoritos riscando o céu não sejam um fenômeno incomum, o avistamento em pleno dia causou preocupação em um país já atormentado por desastres naturais. Não há registro, porém, de que ele tenha caído em Porto Rico. Na BBC.
REPÚBLICA DOMINICANA 🇩🇴
O governo está em alerta diante de um surto da chamada doença de Newcastle (DNC), também conhecida como pseudo peste aviária. O Ministério da Agricultura prevê a sanitização de pelo menos 60 locais de criação de aves. O abastecimento, no entanto, não deve ser prejudicado. No Notícias Agrícolas.
Un nombre:
Cochabamba – a quarta maior cidade boliviana é uma junção de q’ucha e pampa, palavras quéchua que indicam, respectivamente, lago e planície. Uma tradução aproximada seria “planície pantanosa”, em referência aos vários lagos que existiam no local.
URUGUAI 🇺🇾
Não seria exagero dizer que a ânsia rioplatense por um bom asado fez o insumo cair do céu. Foi o que aconteceu com o empresário argentino Federico Castillo, morador da luxuosa vila pescadora de José Ignácio, e cuja piscina foi bombardeada não com artilharia pesada, mas com um porco inteiro, em episódio que provocou indignação no Uruguai. Autoridades locais suspeitam de um ato infeliz de vandalismo, mas não descartam uma “falha aeronáutica”. Enquanto colhe dados do belicoso suíno e do piloto misterioso, a responsável pelo caso, promotora Ana Dean, revelou a segunda etapa do destino infortúnio do animal: “pegaram, assaram e comeram”. Em El Observador.
Ávido por carne vermelha, com título de maiores consumidores per capita no mundo, os uruguaios também viram o bife sair dos portos em 2019. Segundo dados recentes divulgados pelo governo, a carne bovina recuperou o primeiro lugar entre produtos mais exportados. Entre janeiro e agosto do último ano, a venda cresceu 7,1% em relação a 2018. No portal da Presidência.
O país se tornou o primeiro do mundo a ratificar oficialmente a convenção 190 da Conferência Internacional do Trabalho, promovida pela OIT. A norma reconhece que violência e assédio moral e sexual violam os direitos humanos. No IndustriAll Union.
VENEZUELA 🇻🇪
Segundo dados oficiais divulgados na segunda (13) pela Assembleia Nacional, o país registrou uma inflação de 7.374,4% ao longo de 2019. Na prática, isso significa que um produto hipotético que abriu o ano custando 10 bolívares encerrou dezembro sendo vendido a quase 750, se o seu valor cresceu no mesmo ritmo do índice médio. Embora muito menores que os resultados astronômicos do ano anterior (próximos a 1,7 milhão por cento), os dados de 2019 mantiveram a Venezuela como o país com a maior inflação do mundo. Em El Nacional.
O comércio entre Brasil e Venezuela segue em queda livre, impulsionado para baixo pela crise do país vizinho e pelo distanciamento político que se seguiu à eleição de Jair Bolsonaro. Em 2019, as exportações brasileiras para as terras de Maduro somaram apenas US$ 418 milhões, uma queda de mais de 27% em relação ao ano anterior, e o menor valor desde a virada do século. É menos de um décimo do que o Brasil exportava onze anos antes, em 2008, quando os números chegaram a US$ 5,13 bilhões, ainda hoje um recorde. As importações de produtos venezuelanos pelo Brasil tiveram uma queda ainda mais acentuada entre 2018 e 2019, totalizando apenas US$ 80,8 milhões, uma retração de quase 53%. No G1.
📸 Diários da América
por Lucas Ninno
Diários da América é uma série realizada pelo fotógrafo Lucas Ninno em que as imagens documentam a vida de trabalhadores nos rincões mais profundos do continente latino. Para estudiosos do assunto não é novidade que a história da América Latina tem seus alicerces na ascensão do sistema mercantilista no século XV, no colonialismo que produz e acumula riqueza através da exploração da terra e que o saldo histórico dessa origem é a desigualdade crônica da qual padecemos. Mesmo após a independência dos países a função do continente segue basicamente a mesma: produzir matéria prima para que o mundo desenvolvido nos devolva mercadoria industrializada. E o combustível que faz essa máquina girar é força de trabalho, energia e tempo de vida humano. As imagens de Diários da América lançam luz sobre essa condição, contribuindo para o esforço contínuo do debate crítico sobre aspectos fundamentais de nossas origens. A partir da autoconsciência do que somos, podemos tomar melhores decisões sobre nossos destinos. Em tempos de obscurantismo, a fotografia é uma arte que se soma na luta contra a ignorância, fortalecendo o combate às chagas que há mais de cinco séculos assolam esta terra tão rica e tão brutal. Conheça mais sobre o trabalho do Lucas.
O Giro Latino é uma newsletter produzida por Girão da América, Impedimento e Fronteira.
Esse email foi encaminhado por um amigo? Assine!