🇺🇾 Uruguai: com esquerda favorita, plebiscito rouba a cena em ‘tranquila’ eleição presidencial
GIRO #255 | À revelia dos partidos, plebiscito quer anular reforma previdenciária enquanto país escolhe presidente e renova Legislativo. 2º turno pode opor esquerda e coalizão governista

Uma velha máxima do jornalismo diz que, quando um cachorro morde um homem, não é notícia – mas, se um homem morde um cachorro, é. Porém, quando o assunto são eleições na América Latina, às vezes pode ser necessário contrariar essa ideia: nos últimos anos, o inusitado, o digno de manchete, é quando um país é capaz de ir às urnas com perspectiva de alternância de poderes sem ameaçar a normalidade democrática, mesmo que vença o outro lado.
Neste domingo (27), o Uruguai começa a escolha do presidente sem medo de que o resultado coloque o futuro do país e do próprio sistema eleitoral em dúvida, cenário que hoje soa bastante improvável no resto da região. Gerardo Lissardy, da BBC Mundo, definiu o pleito desta semana como as eleições “mais chatas” do ano, e enfatizou – “ganhe quem ganhar [...], tudo seguirá mais ou menos igual”.
Mas não é só a aparentemente tranquila escolha do presidente, com a oposição de esquerda carregando enorme vantagem no primeiro turno, que mobiliza os uruguaios neste final de semana eleitoral. E, para saber por que, é preciso ir um pouco além do noticiário convencional, como o GIRO faz todo final de semana.