Un nombre: Colo Colo
O líder da resistência indígena no Chile tinha nome de gato e batizou um clube de futebol
Hoje mais famoso internacionalmente por batizar o maior clube de futebol do Chile, Colo Colo foi um dos mais importantes líderes do povo mapuche, tido como o responsável por organizar a bem-sucedida resistência contra a invasão espanhola no século 16. O nome do araucano vem, simultaneamente, de um ser da mitologia mapuche que se alimentaria da saliva de suas vítimas, e de um felino comum nos Andes e na Patagônia, conhecido em português como gato-palheiro e chamado pelos nativos de colocolo.
Colo Colo, o guerreiro, foi um lonco (cacique) mapuche do qual restaram poucos registros históricos contemporâneos. Muito do que se sabe hoje a seu respeito deriva de lendas e do poema épico La Araucana, do espanhol Alonso de Ercilla, publicado em 1569 recontando a “conquista” do atual território chileno pelos invasores. Nele, o sábio Colo Colo é apresentado como o responsável por dirimir as disputas de poder entre os diferentes povos da região da Araucanía, no sul, unindo-os em torno de outro guerreiro, Caupolicán, a quem elegeram seu toqui (líder de guerra):
É coisa em que mil pessoas pararam,
e estão em dúvida muitos hoje em dia,
parecendo-lhes que isso que eu contei
é alguma ficção e poesia:
pois na razão não cabe, que um senado
de tão grande disciplina e ordem
colocasse uma escolha de tal peso
na força robusta e não no cérebro.
Sabei que foi artifício, foi prudência
do sábio Colocolo, que olhava
a danosa discórdia e diferença
e o grande perigo em que sua pátria andava,
conhecendo o valor e suficiência
deste Caupolicán que ausente estava,
varão em corpo e forças extremado
de rara indústria e ânimo dotado.
Assim propôs sabiamente, para que a eleição se dilatasse,
a prova ao parecer impertinente
em que Caupolicán se indicasse
e nesta dilação secretamente
dando-lhe aviso, à eleição chegasse,
trazendo assim o negócio por rodeio
para conseguir seu fim e bom desejo.
Os mapuche nunca foram inteiramente derrotados pelos espanhóis, obtendo importantes vitórias ao longo de todo o período colonial. Ironicamente, foi com o Chile independente que sua autonomia acabou mais abalada. Ainda hoje, as históricas disputas por territórios no Chile meridional ainda redundam em tragédia e perseguição ao povo originário.