Giro Latino

Giro Latino

Share this post

Giro Latino
Giro Latino
🇵🇪 Peru: com impotência de Boluarte, Congresso anistia crimes da ditadura

🇵🇪 Peru: com impotência de Boluarte, Congresso anistia crimes da ditadura

GIRO #290 | Legislativo peruano aproveita debilidade presidencial e passa pacotes diversos que dificultam punição para crimes antigos e atuais

Avatar de Giro Latino
Giro Latino
jul 12, 2025
∙ Pago
9

Share this post

Giro Latino
Giro Latino
🇵🇪 Peru: com impotência de Boluarte, Congresso anistia crimes da ditadura
1
Compartilhar
Presidenta peruana Dina Boluarte em sessão no Congresso, em julho de 2023. Foto: Presidência do Peru

Em mais um revés para os movimentos de direitos humanos no Peru, o Congresso, de maioria conservadora, aprovou na quarta-feira (9) uma nova lei que promete anistiar militares, policiais e até civis investigados por violações cometidas entre 1980 e 2000.

Encabeçada por partidos como a Fuerza Popular de Keiko Fujimori, a filha do ex-ditador Alberto Fujimori, morto no ano passado, a medida busca garantir a impunidade de grupos que – em grande medida – atuaram precisamente sob a guarida autoritária do antigo presidente. Como é costume na região, muitos dos crimes foram cometidos sob o pretexto de salvar o país do comunismo.

O novo texto legal agora repousa sobre a mesa de Dina Boluarte, liderança mais impopular da América Latina. Ela até teria a possibilidade de barrar o projeto, mas não deu qualquer sinal público de que essas são suas pretensões – uma das prerrogativas da mandatária é simplesmente não fazer coisa alguma e deixar o texto virar lei duas semanas após recebê-lo.

Enquanto isso, grupos que representam as vítimas dos atropelos aos direitos humanos prometem levar o caso a órgãos internacionais, mas com pouca esperança de impedir o mais novo ataque à memória e justiça no país andino.

O GIRO de hoje destaca a desarticulação dos instrumentos de punição no Peru em anos recentes, enquanto parlamentares se aproveitam mais uma vez da impotência do governo com o menor índice de aprovação do planeta.


Ainda nesta edição…
🇪🇨 Equador: indígenas e juristas denunciam nova lei que escancara áreas de conservação ao capital privado
🇦🇷 Em derrota para Milei e vitória para aposentados, Congresso aprova reajuste nas pensões; governo promete veto e já negocia votos para manter valores estagnados
🇬🇹 Guatemala: em entrevista, fundadora do Semilla faz críticas a presidente Arévalo e explica ruptura na sigla governista: “incapaz de manter valores do partido”
🇩🇴 República Dominicana dobra a aposta e mantém punições severas ao aborto em qualquer circunstância; organizações sociais cobram reformas
🇭🇹 Ainda cheio de pontas soltas, assassinato de Jovenel Moïse completa quatro anos, enquanto Haiti segue sem presidente
… e notícias de todos os demais países da América Latina.
Continue lendo!

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Giro Latino
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar