🇵🇪 Papa Leão XIV: entenda como Peru moldou trajetória de novo líder da Igreja Católica
GIRO #281 | Pontífice eleito na quinta-feira é cidadão peruano desde 2015 e crítico de políticas antimigratórias de Donald Trump. Escolha gera expectativa por manter foco latino-americano de Francisco

Pela segunda vez seguida, a Igreja Católica terá um papa vindo das Américas. E pode-se dizer, até por força do carnê de identidade, que terá em Leão XIV um papa latino-americano. Pois, embora seja um estadunidense de Chicago, o religioso conhecido até esta semana como cardeal Robert Francis Prevost passou uma parte relevante de sua trajetória na Igreja em solo peruano – país onde atuou em diversos momentos desde os anos 1980, do qual obteve a dupla cidadania em 2015 e pelo qual nutre afeto publicamente.
Bastante próximo do papa Francisco e escolhido a dedo para ajudar nas nomeações de novos bispos em anos recentes (alguns deles, convertidos em cardeais, acabariam por elegê-lo), Prevost indicou logo em sua primeira fala como pontífice onde estava sua atenção pastoral: após um breve pronunciamento falando o protocolar italiano, o religioso – que jamais se dirigiu ao público em seu inglês nativo – começou a usar o espanhol, especificamente para mandar saudações à comunidade de Chiclayo, sua diocese no norte do Peru.
O GIRO LATINO desta semana se debruça com mais atenção sobre as relações do novo papa com seu país adotivo – e como sua proximidade com nosso rincão do mundo pode moldar a atuação da Igreja nos temas que mais nos afetam.