Giro Latino

Giro Latino

Share this post

Giro Latino
Giro Latino
🌳Incêndios na Patagônia devastam 26 mil hectares na Argentina

🌳Incêndios na Patagônia devastam 26 mil hectares na Argentina

GIRO #268 | Crise deixa um morto e desaloja centenas; enquanto Milei ignora o caso, autoridades locais falam em fogo provocado “intencionalmente”, com alertas ambientais em todo continente

Avatar de Giro Latino
Giro Latino
fev 08, 2025
∙ Pago
27

Share this post

Giro Latino
Giro Latino
🌳Incêndios na Patagônia devastam 26 mil hectares na Argentina
2
1
Compartilhar
Brigadistas combatem incêndio florestal na província argentina de Santa Fe, em janeiro deste ano. Foto: Governo de Santa Fe

Problema crônico em diversos cantos da América Latina, uma sequência de incêndios florestais na Patagônia argentina já devastou 26 mil hectares de florestas, pastagens, plantações e casas só neste verão, conforme um levantamento do Greenpeace atualizado na sexta-feira (7). O número é mais do que o triplo da área afetada entre outubro de 2023 e março de 2024.

Até o momento, há o registro de uma vítima fatal, além de centenas de moradias danificadas e dezenas de famílias desalojadas pelo fogo e o rápido avanço da fumaça. No último final de semana, os governadores das províncias de Chubut, Ignacio Torres, e de Río Negro, Alberto Weretilneck, comandantes de dois dos locais mais atingidos pela nova crise ambiental, declararam que os incêndios teriam sido provocados de forma intencional e prometeram ir “até as últimas consequências” para punir os responsáveis.

O ponto mais crítico é o Parque Nacional Nahuel Huapi, em Río Negro, onde cerca de 230 pessoas tentam conter as chamas, que já consumiram quase 11 mil hectares da reserva nos últimos 40 dias. O local é habitado por uma importante biodiversidade de espécies, como a lontra huillín, a rã do Challhuaco e o tuco-tuco colonial.

O novo episódio acende alertas para além da Argentina: se este janeiro foi o mais quente do qual se tem registro a nível global, a região latino-americana já convive há alguns anos com seu próprio inferno: o fogo cada vez mais frequente e devastador arrasou zonas que vão dos bosques secos da Bolívia à região chilena de Valparaíso, ameaçando também diversos biomas no Brasil e no México.


Ainda nesta edição…
🇦🇷 Milei retira Argentina da OMS e proíbe tratamentos para transição de gênero
🇨🇴 Reunião ministerial televisionada desata renúncias no governo Petro
🗳️🇪🇨 Enquanto equatorianos aguardam eleições, ‘trumpismo’ de Noboa rouba a cena
🇵🇦 Panamá cede a pressões de Trump, mas nega gratuitade a navios de guerra dos EUA no Canal
🇵🇪 Premiê peruano dobra aposta com tom reacionário e fala em “formas criativas” de deportar venezuelanos
Continue lendo!

Esta publicação é para assinantes pagos.

Already a paid subscriber? Entrar
© 2025 Giro Latino
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar