Honduras: Xiomara enfrenta ‘traidores’ antes da posse
Argentina: acordo com FMI | Chile: Constituinte quer reocnhecer Estado Plurinacional | Região: pobreza extrema atinge mais 5 milhões de pessoas | Peru: Repsol investigada por mentiras sobre vazamento
A histórica posse de Xiomara Castro como presidenta de Honduras, em cerimônia realizada na quinta (27), não foi o evento político mais relevante da semana em Tegucigalpa. Isso porque o próprio início de mandato da primeira mulher a comandar o Executivo do país foi marcado por uma trama digna de novela: a dias de vestir a faixa presidencial, a socialista foi surpreendida por um motim político entre os deputados do seu próprio Partido Liberdade e Refundação, o Libre, no que a nova chefe de Estado classificou como “traição” e “contrarrevolução”.
O caso começou durante a campanha presidencial, quando Xiomara, ainda que favorita na maioria das pesquisas eleitorais, enfrentava a disputada concorrência do então candidato situacionista Nasry Asfura, prefeito da capital, e de Salvador Nasralla, político de carreira e presidente do Partido Salvador de Honduras (PSH). Para bater o direitista Asfura – algo do interesse de toda a oposição – Xiomara fez um acordo com o centrista Nasralla: pediu que ele deixasse a disputa para ser seu vice de chapa, de olho em uma transferência de votos que aumentaria as chances de vitória contra o candidato conservador, já que as eleições hondurenhas não têm segundo turno. Em troca, Castro – e, em teoria, seu partido – apoiaria o deputado Luis Redondo, do PSH, para a presidência do Congresso. Nasralla fez sua parte e retirou a candidatura, passando a fazer campanha pela nova companheira de chapa. Faltava a outra metade do acordo.
Mas ele nunca foi levado a cabo. De forma surpreendente, um grupo de 20 deputados do próprio Libre, de Xiomara, virou a casaca de última hora, resolvendo apoiar Jorge Cálix, integrante desta turma de parlamentares dissidentes, como líder da legislatura. A decisão caiu como uma bomba e esquentou o clima político hondurenho, que até então dava sinais de rara amenidade – visto que o país ainda vive as marcas de um golpe de Estado em 2009 e das eleições de 2017, que deram vitória a Juan Orlando Hernández (contra o mesmo Salvador Nasralla) sob protestos, violência e fortes indícios de fraude. Xiomara não demorou a conclamar apoio popular contra a “traição” dos “contrarrevolucionários”, dizendo que tudo não passava de um grande conchavo para beneficiar a direita (que se viu perdendo o controle do poder após um bipartidarismo centenário). Além de mobilizar sua base, a eleita também decidiu expulsar do Libre quase todos os deputados “traidores”, incluindo o próprio Cálix; dois deles acabaram poupados pelos dirigentes do partido após voltarem atrás e jurarem lealdade a Xiomara. Mas o impasse seguiu.
Enquanto as ruas davam razão à ainda quase presidenta, a crise no Congresso se acirrava. Com direito a pancadaria no plenário e denúncias de golpe parlamentar, os deputados elevaram a fragmentação a um outro nível: na terça (25), duas legislaturas paralelas foram instaladas pela casa – uma presencial presidida por Redondo e outra, num local alternativo e feita de forma online, por Cálix. Nos dois casos, até houve argumento legal para as votações, já que ambas as votações teoricamente atingiram a quantidade mínima de 65 votos para eleger seus respectivos líderes – situação matematicamente impossível já que a casa só tem 128 membros. No caso da legislatura liderada por Redondo, o quórum foi completado com uma manobra que contabilizou os votos de suplentes, o que só deu mais motivos para protestos.
Pronta para vestir a faixa, Xiomara não deu margem para interpretação: usou as redes para dizer que reconhecia a presidência encabeçada por Redondo, honrando o acordo com o PSH de Nasralla, uma questão de governabilidade após sua vitória. E, segundo ela, nem mesmo um revés legislativo iria mudar seus planos: negando-se a ser juramentada diante do “traidor” Cálix, disse que se necessário designaria uma juíza para ratificar seu início de mandato – no pior dos casos, a decisão poderia até gerar uma crise constitucional, já que não ficou claro se isso seria legítimo.
No fim das contas, a ruptura no legislativo não atrapalhou a posse – evento que muitos temiam que não acontecesse por conta de toda a crise pontual. Ainda que tanto Cálix quanto Redondo tenham se autointitulado presidentes do Congresso, o impasse foi levado para a Corte Suprema, que deve decidir na próxima semana. Mas há abertura para que o diálogo prevaleça: para manter o acordo com Nasralla e ao mesmo tempo evitar manter abertas as feridas da crise dos deputados, Xiomara agiu rápido: ofereceu a Cálix o cargo de coordenador de seu gabinete em nome da “união”, mantendo Redondo à frente do legislativo. Até o fechamento deste GIRO, Cálix ainda não havia tomado uma decisão final.
O GIRO acompanha a América Latina mais de perto graças a quem nos apoia. Participe de nossa campanha de financiamento coletivo e ajude o GIRO a crescer!
Un sonido:
DESTAQUES
🇦🇷 Argentina anuncia acordo com o FMI – Em busca da recuperação econômica do país, a Argentina e o Fundo Monetário Internacional (FMI) parecem ter chegado a um acordo para renegociar a dívida de um empréstimo de mais 40 bilhões de dólares, concedido ao país em 2018, durante o governo de Mauricio Macri (2015-2019). Esse é o 22º acordo do país com o FMI para negociar o pagamento pendente. Anunciada pelo presidente Alberto Fernández, a negociação ainda terá que ser aprovada pelo Congresso. Após uma semana de protestos que pediam inclusive um novo calote total da dívida, o mandatário celebrou o acordo, que definiu como “razoável” diante do que até aqui era visto como um débito “impagável”. Em Infobae.
🇨🇱 Constituinte quer Chile Plurinacional – “Reconhecimento Constitucional dos Povos Indígenas, Estado Plurinacional e Livre Determinação dos Povos” é o nome da iniciativa que busca reconhecer o Chile como um país plurinacional, seguindo o exemplo da Bolívia, que adotou a multiplicidade de nações como parte de seu nome oficial. A proposta foi aprovada inicialmente pela Comissão de Sistema Político da Convenção Constitucional, que está redigindo a nova Carta Magna, e ainda precisará ser aprovada por dois terços do plenário para ser incluída no texto final. A mudança admite que “os povos indígenas têm direito à autonomia e ao autogoverno, à sua própria cultura, à identidade e visão de mundo, ao patrimônio e à língua; ao reconhecimento de suas terras, territórios e natureza”. Durante a semana, a comissão também aprovou a manutenção do presidencialismo, a volta do voto obrigatório e a adoção de um Parlamento unicameral entre as propostas que podem acabar entrando na Constituição. Em CNN Chile.
🌎 Pobreza extrema atinge mais 5 milhões – A pobreza extrema na América Latina voltou a crescer no ano passado, chegando a 86 milhões de pessoas, 5 milhões a mais do que em 2020. O índice cresceu apesar de medidas sociais implementadas durante os anos de crise, informou a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). A agência também informou que a taxa de pobreza diminuiu levemente, de 33% para 32,1%, muito pelo movimento para baixo de parte da população que se enquadrava nesse estrato de renda. Nessa faixa, são 201 milhões de latino-americanos afetados: “reflete a continuidade da crise social”, disse o relatório. Via EFE.
🇨🇴 Promulgada lei herdada dos protestos de 2021 – O presidente Iván Duque promulgou na terça-feira (25) a controversa Lei de Segurança Cidadã, um projeto iniciado após os protestos de 2021, marcados por violenta repressão aos movimentos sociais. A medida busca combater a impunidade, prevendo até 58 anos de prisão para quem for considerado culpado de assassinar membros das forças de segurança, defensores de direitos humanos, menores de idade ou jornalistas. Também passa a haver punição para o porte de arma branca em eventos passivos, e penas mais duras para quem atente contra a infraestrutura de segurança e justiça. Opositores da medida, porém, argumentam que ela poderia abrir caminho para ainda mais respostas violentas, já que o texto daria margem para o uso de armas em legítima defesa “contra uma injusta agressão”, uma definição considerada vaga por críticos. Em La Tercera.
🇵🇪 Petroleira Repsol investigada por falsear vazamento – Como já ocorreu em desastres ambientais semelhantes do passado, a empresa petroleira espanhola Repsol voltou a admitir que teve um “erro de percepção” (sic) sobre a magnitude do vazamento que vem devastando o litoral peruano desde que as ondas causadas pela erupção do vulcão em Tonga provocaram um acidente (leia mais na abertura do GIRO #115). “Cometemos erros na quantidade reportada em um informe preliminar e em não ter sido capazes de ver que havia manchas de petróleo no mar no dia seguinte”, reconheceu Jaime Fernández-Cuesta, presidente da Repsol no Peru. A companhia também havia negado a ocorrência de um segundo vazamento, mas foi desmentida pelo governo no início da semana. A procuradoria do Ministério do Meio Ambiente informou que quatro executivos da Repsol já estão sob investigação pelo crime de contaminação e, na sexta (28), a Justiça os proibiu de deixar o país por 18 meses até que a apuração seja concluída. Na Forbes.
Un clic:
MAIS NOTÍCIAS
REGIÃO 🌎
Mais notícias econômicas negativas para a região: o Fundo Monetário Internacional (FMI) agora vê com menos otimismo as chances de crescimento na América Latina em 2022, reduzindo a expectativa regional de um acréscimo no PIB, de 3% para 2,4%. Os países com os cortes mais profundos na projeção foram Brasil e México, que perderam 1,2 ponto percentual cada – agora, o FMI espera que cresçam, respectivamente, 0,3% e 2,4%. Via Reuters.
ARGENTINA 🇦🇷
O governo atendeu a uma demanda do setor turístico e eliminou a exigência de exames PCR para entrar no país em alguns casos: agora, argentinos e cidadãos dos países que fazem fronteira com a Argentina (Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai) que tiverem o ciclo vacinal completo não precisarão mais fazer testagem para detectar infecção antes do ingresso. Além da vacinação, continua sendo exigida a apresentação de seguro-saúde com cobertura para covid-19. A flexibilização já vale a partir deste sábado (29) e vem em um momento em que a ômicron ainda tem jogado os números de contágios para cima, aumentando a pressão em países vizinhos para que adotem medidas similares. O setor turístico uruguaio é outro que pede que o governo elimine a exigência de PCR para vacinados. No Poder 360.
BOLÍVIA 🇧🇴
Declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o Carnaval de Oruro foi confirmado para 2022 a despeito do avanço da ômicron pela região. Após uma reunião entre o Ministério da Cultura, os músicos e representantes dos grupos folclóricos, juntamente com o Serviço Departamental de Saúde e a Prefeitura Municipal de Oruro, a atividade está prevista para os próximos dias 26 e 27/2. A capital orureña conta com 78% de sua população com a vacinação completa. Em El Deber.
COSTA RICA 🇨🇷
Um grupo violento de militantes antivacina invadiu um hospital em Heredia, na região metropolitana da capital San José. Sete pessoas foram detidas, acusadas de agredir profissionais de saúde e um policial. De acordo com os veículos de imprensa locais, o incidente teria começado após um menor de idade, internado com problemas respiratórios, receber a recomendação médica de que se vacinasse contra a covid-19. Os pais da criança e o grupo contrário à vacina tentaram então retirá-lo à força da instituição, mesmo sem alta médica. “A saída do menor se dará uma vez que os serviços de pediatria e de trabalho social do hospital autorizem”, enfatizou a autoridade sanitária do país. Na CNN.
O presidente Carlos Alvarado devolveu ao Congresso, com vetos parciais, o projeto que busca regulamentar o uso de cannabis medicinal no país, segundo informou o Ministério de Agricultura. O projeto já havia passado pelos trâmites legislativos e judiciários anteriores, e havia expectativa de que pudesse entrar em vigor sem entraves impostos pelo presidente. Alvarado, porém, foi contra o artigo que autorizava o cultivo doméstico da planta, além de questionar o limite do componente THC – o psicoativo principal da maconha – na cannabis medicinal que a lei autoriza: o texto original previa até 1%, mas o presidente quer que sejam seguidos padrões europeus e recomendados pela OMS, de apenas 0,2%. Após o veto, o Congresso deverá rediscutir as normas. No Delfino.
Dale un vistazo:
📚 Longa pétala de mar – publicado em 2019 mas com potencial para integrar a lista de clássicos de Isabel Allende, é daqueles romances que tratam bem os fatos históricos. A trama começa em uma Espanha à beira da Guerra Civil, passando por toda a derrocada dos republicanos até o exílio forçado para os vizinhos europeus. Diante do subsequente colapso migratório do velho continente, um certo Pablo Neruda, jovem poeta, usa de sua influência para fretar o navio Winnipeg, que fica responsável por trazer milhares de desterrados para o Chile. Após décadas de ambientação, aqueles que cruzaram o mundo com medo do franquismo voltam a sentir o gosto da clandestinidade, dessa vez por um golpe de Estado que jogou o país transandino – a tal “longa pétala”, nas palavras de Neruda – em 17 anos de terror e violência.
📚
Largo pétalo de mar
foi lançado em 2019 e ganhou edição brasileira no mesmo ano pela
Bertrand
.
CUBA 🇨🇺
O governo cubano reconheceu que quase 800 pessoas que participaram das manifestações anti-governamentais realizadas em 2021 enfrentam processos por sedição, ataques violentos, desordem pública, roubo e outros crimes, segundo informado pela Procuradoria-Geral da República no início desta semana. Grupos de direitos humanos dizem que se trata de um ato de represália que demonstra como o sistema judicial de Cuba é rotineiramente utilizado para oprimir o direito de manifestação. Cuba, por sua vez, alega que grupos de oposição têm ligação com os EUA e estão buscando manipular a imagem do governo e desestabilizar o país. Via AP.
Depois de aplicar quase 34 milhões de doses de suas vacinas próprias na população local – em um país de 11,3 milhões de pessoas –, Cuba agora finalmente busca o aval da OMS para poder exportá-las. De acordo com o governo, o processo foi iniciado no final de janeiro para os imunizantes Soberana 02 e Soberana Plus, após o país já ter dado passos semelhantes com a Abdala. A autoridade reguladora cubana afirma que esta última, a mais avançada no processo de reconhecimento, apresentou eficácia de 92,3% contra a covid-19 sintomática. O país diz que suas vacinas “não deixam a desejar nos ensaios clínicos com relação a qualquer multinacional”, mas que não pôde avançar mais rapidamente pela certificação internacional devido aos custos do processo. Via AFP.
EL SALVADOR 🇸🇻
Para a surpresa de quase ninguém, o projeto pessoal do presidente Nayib Bukele, que transformou o país no primeiro a adotar a bitcoin como moeda oficial, não tem dado certo. Além das brutais (mas esperadas) desvalorizações da criptomoeda que já geraram perdas milionárias aos cofres do Estado, as promessas de Bukele de que o uso da moeda digital ia gerar uma economia anual de US$ 400 milhões em taxas nunca se consolidaram, sem contar a baixíssima adesão à nova e misteriosa prática financeira. Por essas e outras razões, que incluem falta de segurança fiscal, o FMI voltou a pedir que Bukele desfaça a lei. Via AP.
O Vaticano anunciou durante a semana a beatificação de dois padres e dois civis, todos executados por esquadrões da morte de extrema direita durante a guerra civil do país (1979-1992). Um dos motivos dos ataques foi a ligação dos sacerdotes com a Teologia da Libertação, vista por grupos reacionários como uma simpatia pelo socialismo. Um dos beatificados era inclusive admirado por Óscar Romero, principal santo do país, também morto em circunstâncias parecidas, em 1980. Entre 1977 e 1989, 13 padres foram assassinados por essas milícias conservadoras. Via AP.
EQUADOR 🇪🇨
Ainda em sua saga para tentar renegociar as dívidas do país, o presidente Guillermo Lasso prometeu que vai viajar à China no próximo mês para tentar desvincular o repasse de petróleo como parte do acordo de dívida que o país andino tem com Pequim. Para Lasso, a alteração é necessária para que a commodity fique à disposição do governo e não seja moeda de troca. Atualmente, os débitos do Estado equatoriano superam a casa de US$ 4 bilhões, e o mandatário prometeu aliviar os valores por meio de novos acordos. Via Reuters.
Já no âmbito dos direitos civis, Lasso anunciou que vetará o projeto de lei sobre aborto em caso de estupro – principal tema da semana – se a decisão da Assembleia Nacional “ultrapassar” o que foi determinado pelo Tribunal Constitucional em 2021. Falta, agora, fazer virar lei. Pessoalmente contra a interrupção da gravidez, o presidente afirma que respeita a decisão da Corte e entende o debate como uma questão de Estado, mas disse ser contra a interrupção da gravidez até 28 semanas. A ideia é enviar o projeto ao Executivo com um prazo máximo de 20 semanas para mulheres maiores de idade e 22 semanas para menores. Na Bloomberg.
GUATEMALA 🇬🇹
Uma cicatriz da guerra civil (1960-1996) finalmente ganhou desfecho nesta segunda-feira (24): a Justiça condenou cinco ex-membros de um grupo paramilitar a 30 anos de cadeia, por envolvimento em estupros cometidos contra mulheres indígenas do povo achí em 1982. Além das cinco vítimas das violações, mais 29 mulheres indicaram que outros membros da mesma patrulha – que ainda não encararam os tribunais – estiveram envolvidos em assassinatos e sequestros. Via AP.
Mesmo sendo considerado um dos líderes da ultradireita regional, o presidente Alejandro Giammattei (que é médico de formação) não vem minando os esforços pela vacinação contra a covid-19. Ao contrário: em uma nova tentativa de incentivar a população a buscar o imunizante em um dos países com as piores taxas de vacinação na América Latina, Giammattei saiu-se com uma série de frases fazendo troça das teorias conspiratórias. “Eu já tenho as três doses e não me aconteceu nada. Não apareceu o ‘666’ na testa, não tenho chip. A vacina salva e, se vocês querem viver mais tempo, precisamos que se vacinem. Percam o medo!”, exortou o mandatário. Em La Hora.
Una palabra:
Chilero – na Guatemala, além de se referir a alguém que cultiva e vende chile (a pimenta, não o país), é uma palavra utilizada para algo bonito ou digno de admiração. Não está clara a conexão apimentada que levou à expressão, talvez associada às vantagens para o sabor e para a saúde trazidas pelo chile, mas o uso é corrente. Nesta semana, em meio aos esforços para incentivar a vacinação contra a covid-19 no país, o Ministério da Saúde e a iniciativa privada guatemaltecos lançaram uma campanha intitulada Qué chilero es vacunarse.
HAITI 🇭🇹
Ele não tem data certa, ele não tem voto e ele talvez não tenha nem mesmo o aval da população, mas no papel o poder é do premiê Ariel Henry e ele voltou a fazer promessa: em 2022, sim, saem eleições e uma Constituição nova no Haiti. Desde que o pleito legislativo de 2019 não foi realizado em função da convulsão social no país, os haitianos não são convocados às urnas – e a incerteza política se acentuou após o Congresso ficar sem quórum para votar medidas e o presidente Jovenel Moïse, já governando por decreto, acabar assassinado em julho do ano passado justamente quando tentava, ele próprio, promover a adoção de uma nova Carta Magna. Agora, Henry tem pressa: “se pudéssemos realizar eleições amanhã de manhã, eu seria favorável”, afirmou, prometendo que “antes do verão” do hemisfério Norte o país terá uma nova Constituição e eleições legislativas e presidenciais. A garantia veio após uma reunião do primeiro-ministro com os dez únicos senadores que ainda têm mandato ativo no país, e Henry quer instalar uma Constituinte provisória ainda na primeira semana de fevereiro, embora não esteja claro como será a definição dos membros. No Hola.
HONDURAS 🇭🇳
Acabou a era do agora ex-presidente Juan Orlando Hernández (2014-2022) no governo de Honduras, mas não sua imunidade por exercer um cargo político: imediatamente após Xiomara Castro receber a faixa em uma cerimônia na qual ele próprio não esteve, JOH assumiu uma cadeira no Parlamento Centro-Americano (Parlacen). O foro privilegiado, agora de abrangência regional, é bem-vindo: o antigo mandatário hondurenho vem sendo continuamente ligado a acusações de envolvimento com o narcotráfico. Ele nega tudo, mas seu irmão, Tony Hernández, já foi condenado à prisão perpétua nos EUA por acusações semelhantes. Via Reuters.
Ainda não é certo se o país, agora sob nova direção, vai manter suas relações diplomáticas com Taiwan ou se vai se inclinar aos interesses chineses na região. Socialista, Xiomara Castro chegou a mencionar durante a campanha sua intenção de reavaliar os laços internacionais de Honduras, o que poderia significar um recomeço com Pequim. Mas não será de um dia para o outro: após receber a faixa, a nova mandatária disse a membros da delegação taiwanesa que foram à posse que pretende manter relações com Taipei. A aliança ganhou ainda mais força à medida que a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, também esteve em Tegucigalpa para a cerimônia, onde também ficou de se encontrar com os asiáticos. Via Reuters.
MÉXICO 🇲🇽
O país pode atingir em breve um valor recorde de remessas internacionais, que são o dinheiro que imigrantes nos EUA mandam para parentes que ainda vivem em solo latino. Segundo previsões, já chega perto de US$ 50 bilhões o valor enviado para o México, o que representa 4% do PIB do país. O governo dos EUA diz que, para muitos países, esse tipo de prática financeira chega a ser a mais alta em termos de entradas de capital estrangeiro. Para nações como El Salvador, por exemplo, os valores transferidos de fora já representam 20% da economia. Via AP.
Vários protestos foram registrados pelo país após o assassinato de três jornalistas no início de 2022, cobrando mais segurança para profissionais de imprensa mexicanos realizarem seu trabalho. O estopim foi a morte, no último final de semana, da repórter Lourdes Maldonado, encontrada com marcas de tiros em sua casa, na cidade nortenha de Tijuana. Em 2019, Maldonado havia aproveitado uma coletiva de imprensa do presidente López Obrador para pedir seu apoio em uma disputa judicial contra o ex-governador do estado da Baja California, Jaime Bonilla, temendo as consequências de bater de frente com um nome tão poderoso. Bonilla negou envolvimento no crime desta semana e AMLO pediu cautela antes de uma associação automática entre os episódios. Além dos protestos, uma cena marcou os mexicanos na sequência do assassinato: o cão El Chato, adotado por Maldonado havia poucos meses, foi flagrado em frente à porta da casa, aguardando o retorno da tutora. Ele e outros três gatos que a jornalista mantinha foram resgatados. Na BBC.
NICARÁGUA 🇳🇮
Os EUA estão dispostos a apoiar um processo de negociação com o governo de Daniel Ortega, a fim, segundo Washington, de “encontrar uma saída para a atual crise política”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price. Mesmo assim, os norte-americanos dizem que não enxergam “nenhum tipo de indicação de que o regime esteja interessado”. A última tentativa de trégua aconteceu em 2019, mas não houve acordo. E é compreensível que seja difícil: ainda que a escalada autoritária de Ortega encontre repúdio em todos os cantos do espectro político, o sandinista foi ele mesmo um combatente durante os anos de Revolução, quando os EUA reagiram militarmente contra a Nicarágua. Agora, os EUA enxergam na hondurenha Xiomara Castro uma possível mediadora do conflito na região. No 100Noticias.
PANAMÁ 🇵🇦
Vai rolar na Bolívia, mas não no Panamá. Um decreto anunciado durante a semana cancelou os festejos de carnaval em 2022 em todo o território nacional por conta da pandemia, confirmou o Ministério da Saúde. E não vai poder nada mesmo: enquanto alguns países têm optado por estabelecer restrições graduais para os eventos festivos (no Brasil, por exemplo, algumas cidades cancelam festas de rua mas mantiveram os desfiles), autoridades panamenhas não querem qualquer tipo de celebração, ainda que pequena, para evitar um novo colapso sanitário. Em La Estrella de Panamá.
Mais de 30 pessoas serão julgadas por suposto envolvimento no escândalo dos Panama Papers, investigação de 2016 que revelou uma rede de fraudes fiscais envolvendo políticos e celebridades de todo o planeta. Agora, o Poder Judiciário decidiu aceitar o pedido do Ministério Público e abrir um processo criminal contra 32 acusados de “suposta prática de um crime contra a ordem econômica, na forma de lavagem de dinheiro”. Os julgamentos devem acontecer em dezembro de 2022. Em El Universo.
Un nombre:
San Juan – a capital de Porto Rico é a cidade mais antiga sob a bandeira dos Estados Unidos (já que a ilha é formalmente um estado livre associado ao gigante do Norte) e está em meio às celebrações de seus 500 anos, iniciadas ainda em 2021. A própria ilha foi chamada de San Juan Bautista por Cristóvão Colombo, que chegou lá em sua segunda viagem para esta parte do mundo, em 1493. Em 1508, quando Juan Ponce de León foi encarregado de coordenar o governo local em nome da Coroa Espanhola, ele fundou um povoamento inicialmente chamado de Caparra, que depois mudou de lugar e, em 1521, ganhou o nome de Ciudad de Puerto Rico. Originalmente, pois, as denominações eram invertidas: a capital se chamava Porto Rico, e a ilha se chamava San Juan. No uso corriqueiro, porém, a estranheza de se referir à Ciudad de Puerto Rico de San Juan Bautista fez com que os dois nomes se confundissem até a inversão definitiva que prevaleceu – San Juan de Puerto Rico.
PARAGUAI 🇵🇾
Mais um país da região se une ao esforço da vacinação contra a covid-19 em crianças: o presidente Mario Abdo Benítez confirmou que, a partir da segunda-feira (31), o Paraguai estará aplicando o imunizante na faixa etária de 5 a 11 anos. Em um primeiro momento, o país recebe 500 mil doses de Coronavac doadas pelo Brasil para uso pediátrico. O Congresso também aprovou fundos para adquirir outro 1,5 milhão de doses. No Última Hora.
PERU 🇵🇪
“Mar para a Bolívia”: uma demanda perfeitamente aceitável no país vizinho se tornou uma dor de cabeça infernal para o presidente peruano Pedro Castillo, e voltou à tona em uma desastrada entrevista para a CNN veiculada durante a semana. Questionado sobre a frase que endossou em um ato na Bolívia antes de ser presidente, Castillo tropeçou nas palavras e acabou dizendo que o assunto deveria ser tema de uma “consulta ao povo”. No Peru, aceitar a histórica reivindicação boliviana equivale a abrir margem para ceder parte do território nacional, e a postura reticente de Castillo gerou repúdio entre militares e políticos, e correções imediatas de seu próprio gabinete. Tentando consertar o estrago, a chancelaria peruana se apressou a reafirmar que o país tem um “espírito de solidariedade e compreensão” com a situação da Bolívia, mas que isso não implica em abrir mão de terras, e sim em “oferecer as melhores condições para o trânsito de pessoas e mercadorias bolivianas, através de seu [do Peru] território e seus portos”. Em El Mostrador.
PORTO RICO 🇵🇷
O rei da Espanha, Felipe VI, passou pela capital San Juan e participou de uma série de eventos relacionados aos 500 anos da cidade fundada por seus compatriotas. Alvo de protestos relativamente tímidos – na véspera da visita, foi derrubada uma estátua de Juan Ponce de León, nomeado primeiro governador espanhol da ilha em 1508 –, o monarca tentou reivindicar os supostos méritos do “modelo espanhol” de colonização das Américas e convocou a “orgulhar-se” das heranças deixadas pelos invasores. Com um movimento indígena minoritário, Porto Rico não costuma ver os mesmos pedidos de reparação histórica que são notáveis em países andinos, no México ou na América Central, e a visita não registrou incidentes após a derrubada da estátua. Em El Nuevo Día.
REPÚBLICA DOMINICANA 🇩🇴
A Série do Caribe, maior competição de beisebol da região, começou na sexta-feira (28) em Santo Domingo. O torneio segue até a próxima quinta-feira (3) e reúne os campeões de seis ligas da região onde o esporte é popular: Caimanes de Barranquilla (Colômbia), Charros de Jalisco (México), Astronautas de Los Santos (Panamá), Criollos de Caguas (Porto Rico) e Navegantes del Magallanes (Venezuela), além dos anfitriões Gigantes del Cibao. Pelo terceiro ano seguido, as tradicionais equipes de Cuba não participam. Às vésperas do início da disputa, o time da casa recebeu a bandeira nacional das mãos do presidente Luis Abinader. Maior campeã da história e vencedora das duas últimas edições, a República Dominicana busca seu 22º título na Série do Caribe, embora os Gigantes del Cibao nunca tenham vencido o torneio quando representaram o país. Via EFE.
URUGUAI 🇺🇾
O que fazer com um artefato nazista gigante? É esse o dilema atual no Uruguai, que desde os anos 1930 é dono de uma imensa águia de bronze que caiu de um encouraçado nazista no fundo do Rio da Prata, após um histórico embate entre as artilharias alemãs e britânicas em águas latino-americanas. A questão, agora, é que destino dar ao material, já que o próprio governo alemão teme que resgatar o trambolho possa ser visto como uma exaltação do regime nazista. Enquanto os países não se decidem, fica a história da peça içada das profundezas em 2006. Na BBC.
Um caso brutal que estremeceu o paisito: uma mulher de 30 anos denunciou que foi vítima de estupro coletivo no último domingo (23), reacendendo o debate da violência sexual no país. Pela gravidade do ocorrido, até mesmo o presidente Luis Lacalle Pou resolveu se pronunciar, classificando o crime de “asqueroso e aberrante” e pedindo punições “exemplares” aos responsáveis. Até agora, quatro pessoas já foram detidas acusadas de participar da violação. Segundo a procuradora do país para crimes sexuais, Sylvia Lovesio, que conduz as investigações, trata-se de um caso “sem precedentes” na sociedade uruguaia. Na BBC.
VENEZUELA 🇻🇪
Terminou em arepas. Após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), principal órgão de eleições do país, ter dado luz verde para a possível abertura de um referendo revogatório contra o presidente Nicolás Maduro – o que em tese poderia encerrar seu atual mandato agora, na metade – a coisa não foi para frente. Críticos do governo e movimentos civis que lideravam manifestações a favor do processo reclamam que tudo foi armado: ainda que com o aval de um órgão legal, o processo exigiria a coleta de assinaturas de pelo menos 20% dos cidadãos aptos a votar no país – ou seja, cerca de 4,2 milhões de votos – em apenas 12 horas, nesta quarta-feira (26). Além disso, apenas 1,2 mil postos aceitaram as assinaturas. Como disseram membros do próprio CNE, seria missão impossível. No fim, o referendo não reuniu assinaturas suficientes e Maduro poderá cumprir os três anos de mandato que faltam. Nesta reportagem, o Efecto Cocuyo destrincha o tal referendo e explica por que ele não costuma dar certo.
Gostou do nosso conteúdo? Com o seu apoio, podemos construir juntos um GIRO ainda melhor e mais completo. Faça parte!
Também estamos no Twitter, Instagram, YouTube, Podcast e Telegram.