🇧🇴 Evo Morales promete retorno à Bolívia em 9 de novembro
Reentrada no país se daria um dia após a posse de Luis Arce, seu candidato eleito no último dia 18
Em um novo capítulo do que se tornou uma corrida para confirmar quando seu regresso acontecerá, o ex-presidente boliviano Evo Morales anunciou, nesta terça-feira (27), sua intenção de voltar ao país natal em 9/11, um dia depois da data prevista para a posse de Luis Arce – o candidato do Movimento ao Socialismo (MAS), partido de ambos, eleito em primeiro turno no último dia 18. A revelação de Evo veio em um programa de TV da Argentina, onde está asilado, recordando o décimo aniversário da morte do ex-presidente Néstor Kirchner, que governou a nação platina entre 2003 e 2007.
Confirmando-se a data, o retorno se daria na véspera da renúncia forçada em 2019. Nesta mesma terça, uma ordem de prisão contra Evo por suposto “terrorismo” foi suspensa, embora isso não signifique o fim de seus problemas com a Justiça – e sim que ele não corre mais risco de detenção imediata. O Giro Latino Cast discutiu os resultados das eleições bolivianas, as perspectivas de um MAS que recuperou a Presidência mas perdeu espaço no Senado, e o que pode ocorrer com Evo daqui por diante. Clique na imagem acima para ouvir no Spotify ou neste link para escutar em outros tocadores.
Desde que o golpe de 2019 na Bolívia, o GIRO LATINO vem acompanhando a situação do país em vídeos, podcasts e na newsletter. Se você acredita que nosso trabalho é importante e quer contribuir para um GIRO ainda maior e mais completo, considere tornar-se um de nossos apoiadores. Conheça nossa campanha no Catarse clicando abaixo!