🇭🇹 ‘Estúpidos’: fala de Macron sobre Haiti desata crise
GIRO #259 | No Rio para o G20, presidente da França xinga Conselho de Transição por demissão de premiê haitiano, e depois cita vídeo ‘tirado de contexto’; Haiti convoca embaixador francês por falas
Mais uma semana de acontecimentos quentes envolvendo o Haiti, tanto dentro quanto fora do convulsionado país caribenho. A primeira das tensões foi registrada a vários quilômetros do território, nas ruas do Rio de Janeiro, onde o presidente francês Emmanuel Macron foi filmado na quarta-feira (20) lançando duras ofensas à política haitiana. Na gravação, ele culpa as autoridades pelos vários problemas que assolam a nação que um dia já foi colônia da própria França (e que até hoje enfrenta dramas econômicos e sociais causados pelo domínio colonial).
Na companhia do prefeito carioca Eduardo Paes, anfitrião dos líderes que estiveram na cidade para a reunião do G20, Macron aparece em um vídeo informal conversando com um transeunte que o questiona sobre a situação do Haiti. Indignado, o líder europeu diz que “os próprios haitianos mataram” o país onde vivem, criticando a demissão “absurda” do agora ex-primeiro-ministro Garry Conille. Para o francês, a autoridade fazia um “trabalho notável”.
“São completamente estúpidos”, disse o presidente sobre o Conselho Presidencial de Transição (CPT), órgão responsável pela complicada missão de levar o Haiti rumo a novas eleições. Dias atrás, o grupo removeu Conille após semanas de queda de braço para ver quem efetivamente mandava no país, gerando tensões. Autoridades haitianas não demoraram a mostrar indignação diante das falas “inaceitáveis” do presidente da França. O CPT, por sua vez, não havia se pronunciado oficialmente até o fechamento desta edição.