Esterilizações forçadas: México identifica 2 possíveis vítimas
Governo mexicano confirma casos e cobra explicações dos EUA sobre violações cometidas contra mulheres migrantes em centro de detenção do estado da Geórgia
Dando sequência às investigações iniciadas em setembro, o México confirmou nesta semana a identificação de duas migrantes que teriam sido submetidas a cirurgias não consensuais no Centro de Detenção de Irwin, na Geórgia (EUA). Uma delas disse não ter autorizado sua operação, além de não receber o cuidado pós-operatório adequado nem ser atendida para outro problema que lhe afligia. A segunda, também submetida a uma cirurgia sem consentimento ou explicação em espanhol, ainda não teve mais detalhes revelados pela chancelaria mexicana. No primeiro caso, as autoridades informaram que não se trataria de uma histerectomia (a remoção parcial ou total do útero), procedimento mais emblemático da denúncia de Dawn Wooten, enfermeira estadunidense que trabalhou no centro de Irwin e trouxe à tona as possíveis atrocidades. O GIRO contou mais sobre isso na edição #48 da newsletter e também no vídeo abaixo.
O México havia iniciado os inquéritos sobre o caso após as primeiras denúncias e, em um primeiro momento, informou que 20 mexicanas que haviam passado por Irwin já haviam sido entrevistadas e negaram ter sofrido violência obstétrica (mais no GIRO #49). As autoridades do país, porém, reiteraram na ocasião que a investigação seguia – e as confirmações desta semana reacenderam as suspeitas fortes sobre a inclusão deste novo tipo de violação de direitos humanos na já longa lista do ICE (serviço de Imigração e Alfândega dos EUA, na sigla em inglês). Até aqui evasivos, os responsáveis pelo ICE mudaram o tom na quarta-feira (14): “se há algo de verdade nestas acusações, é meu compromisso fazer as correções necessárias”, disse, em nota, Tony Pham, diretor interino do órgão. Leia mais sobre as revelações desta semana em CNN, EFE, Reuters e NBC.
Desde que as primeiras revelações foram feitas, o GIRO LATINO vem acompanhando este caso – além de nossa cobertura habitual, aos finais de semana, do noticiário de todo o continente. Se você considera nosso trabalho importante e quer contribuir para um GIRO ainda maior e mais completo, convidamos a tornar-se um de nossos apoiadores. Conheça nossa campanha no Catarse clicando abaixo!