🇪🇨 Equador: presidente suspende vice com manobra ‘suspeita’
GIRO #258 | Com ‘timing perfeito’, Daniel Noboa afasta Verónica Abad, antiga desafeta, evitando abrir margem para outro vice opositor; eleições acontecem em fevereiro de 2025
A turbulência que antecede as eleições equatorianas de fevereiro, marcada pela rixa entre o presidente Daniel Noboa e sua própria vice, Verónica Abad, atingiu o ápice nos últimos dias. A partir de um movimento cuja legitimidade legal é questionada por opositores, Abad foi suspensa do cargo no último final de semana e substituída já na segunda-feira (11), com um timing que chamou a atenção.
Além de tirar de cena a vice malquista bem a tempo de impedi-la de tomar posse como presidenta – pela lei eleitoral, Noboa é obrigado a se afastar do cargo para tentar a reeleição em 2025 –, a medida também garantiu que a Presidência não caísse acidentalmente nas mãos da oposição que atualmente domina o Congresso.
A briga palaciana ocorre em um contexto complicado para o atual mandatário, que vê seu favoritismo de outros tempos balançar em função de uma interminável crise energética, com apagões diários de até 12 horas.
Entenda melhor como essa crise chegou até aqui.